DestaquePrefeituraSanta Maria

SANTA MARIA. Segunda noite de Calourada agitou cerca de 4,2 mil pessoas com MPB, eletrônica e funk

Banda Maskavo, bateria da “Tirana” e Djs comandam a festa desta quinta

Banda 50 Tons de Pretas, de Graziela Pires e Dejeane Arruée, foi uma das atrações da terça (Foto João Vilnei/Prefeitura/Divulgação)

Por Lenon de Paula / da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Realizada pela Prefeitura de Santa Maria – em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) –, a noite desta terça-feira (12) foi a segunda fase de uma das maiores festas estudantis do interior do Estado: a Calourada 2024. Conforme estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar, até o final do evento, na madrugada desta quarta-feira (13), aproximadamente 4,2 mil pessoas circularam pela Gare.

“A primeira noite da Calourada foi um sucesso. Circularam em torno 8 mil pessoas, os shows agradaram ao público e entregaram toda a nossa expectativa. Essa segunda noite a gente veio com outra proposta. O público está comparecendo, os estudantes estão chegando. A nossa avaliação já é extremamente positiva”, pontua a secretária adjunta de Cultura, Fabrise Muller.

A diversão começou com a Dj Marcela Lambertini, que apresentou um set com muita música eletrônica e remix de músicas nacionais e internacionais. A Dj é uma das primeiras Djs trans da Região Central e agregou ao seu set a performance de três dançarinas drag queens.

Era perto das 21h quando 50 Tons de Pretas subiu ao palco para abrilhantar a noite com MPB, samba rock, black music e soul. A dupla é formada por Graziela Pires e Dejeane Arruée, e surgiu em 2017. O grupo é reconhecido por suas letras que abordam temas como mulheres negras, feminismo, diferenças de classe, a esperança por uma sociedade igualitária e o empoderamento feminino. No repertório, sucessos autorais como “A mais pura verdade”, “Então vem”, “Voa” e “Dinheiro”, e releituras de outros sucessos como “Todxs putxs” (Ekena), “Triste, louca ou má” (Francisco el Hombre), “Cota não é esmola” (Bia Ferreira) e Sujeito de Sorte (Belchior).

“A gente adorou, uma estreia bem importante porque queríamos muito poder trazer o nosso som pra cá. Foi uma grande experiência, e queremos muito poder voltar. A energia estava muito boa. Ficamos na expectativa de voltar e de que a galera tenha gostado”, declarou a cantora e compositora Graziela Pires, após o show.

O primeiro disco do duo, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica, sendo três vezes premiado no Prêmio Açorianos de Música, como melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e suas músicas ganharam troféus em festivais nacionais. O último reconhecimento de grande destaque foi o de Melhor Banda MPB do Brasil no Prêmio Profissionais da Música em 2023. Após o show, o Dj Smith assumiu as pickups com um set repleto de funk brasileiro.

Durante esta noite, foi registrada pela Guarda Municipal uma ocorrência de posse de droga.  A equipe médica de plantão realizou dois atendimentos no local.

ATRAÇÕES

Neste ano, a Calourada foi antecedida pelos eventos Pode Chegar, no sábado (9), e a Professorada, no domingo (10). O megaevento agora segue com mais de 15 atrações artísticas, na Gare.

Além de 50 Tons de Pretas, as principais atrações das próximas noites são a banda Maskavo e a cantora Ana Piccoli. E nas pickups, além dos DJs Dj Marcela Lambertini e Smith, ainda serão apresentados os sets dos DJs VR3NO, Palma, Mc Justina Monteiro e Grillo Beatz. O evento ainda conta com a intervenção da Bateria Tirana e com o duelo de rimas da Batalha da Gare (Roraima + Corap). A apresentação das noites de Calourada fica com a animação da dupla sertaneja Sandro e Cícero.

A primeira noite do evento contou com os shows de Rashid e Rafa Rafuagi, e reuniu cerca de 8 mil pessoas. Em 2023, a Calourada na Gare recebeu cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de festa no primeiro semestre de 2023  e mais de 40 mil pelos mesmos quatro dias no segundo semestre, na Calourada de Inverno.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

O acesso é gratuito, e a estrutura desse megaevento inclui diversos banheiros químicos, área coberta e diversos pontos de venda de bebidas e lanches. Os shows ocorrem até a meia-noite, a comercialização de produtos na praça de alimentação será encerrada à 1h, e a dispersão do público ocorrerá até as 2h. O mapa do evento pode ser visto aqui, e as informações sobre ônibus você confere aqui.

Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, o evento conta com revista na entrada, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial. É permitida a entrada de: coolers, caixas térmicas ou sacolas térmicas; bebidas em garrafas de plástico ou latas; copos de plástico e canecas de alumínio. Não será autorizado o ingresso com garrafas de vidro; guarda-chuva ou sombrinha; qualquer item ilícito; armas; qualquer objeto sólido ou cortante que possa representar risco.

Desde a quinta-feira, dia 7, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da empresa prestadora de serviços de iluminação pública, Eon Energia e Iluminação, trabalharam pelo restabelecimento total da iluminação pública da Avenida Rio Branco. Os trabalhos foram concluídos na manhã desta segunda-feira. O reforço na iluminação da via possibilita mais segurança do público para chegada e saída do evento.

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

A Calourada, por meio do Conecta Cidade Universitária, levará as principais atrações artísticas para promover um bate-papo em escolas dos bairros Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Bonfim, Centro e Fátima (confira a programação abaixo).

CONECTA CIDADE UNIVERSITÁRIA NA CALOURADA

• Quarta-feira (13), às 10h: bate-papo com Marceleza, vocalista da Maskavo, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Rua Conde de Porto Alegre, 655, Bairro Bonfim)
• Quinta-feira (14), às 10h30min: bate-papo com Ana Piccoli, na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa (Bairro Fátima)

CALOURADA | DIA 13 (QUARTA-FEIRA)
• Horário: 19h à 0h
• Onde: Gare
• Entrada: gratuita
• Atrações: Maskavo, Dj VR3NO, Dj Palma e Bateria Tirana
• Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde

CALOURADA | DIA 14 (QUINTA-FEIRA)
• Horário: 19h à 0h
• Onde: Gare
• Entrada: gratuita
• Atrações: Ana Piccoli, Batalha da Gare (Roraima + Corap), Mc Justina Monteiro e Dj Grillo Beatz
• Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo