EducaçãoTrabalhoUFSM

É QUENTE. Quatro chapas disputam comando da associação dos servidores da UFSM

Nestas quarta-feira e quinta, 28 e 29, milhares de servidores da UFSM vão às urnas para escolher os dirigentes de sua associação de classe, a ASSUFSM. Comandada por um colegiado, como manda seu Estatuto, a entidade não tem conseguido, nos últimos tempos, eleger um grupo hegemônico. Isto é, ninguém consegue mais de 50% dos votos, o que garantiria o controle político por uma única corrente.

Há quem diga que, agora, isso talvez ocorra. Mas ninguém é capaz de apostar tudo nessa hipótese. Mesmo que, das quatro chapas inscritas, cada qual com 20 nomes, conforme este repórter apurou com duas fontes independentes, seja bem possível que duas delas disputem efetivamente o poder na Associação.

Conforme informação PUBLICADA no sítio oficial da UFSM, no primeiro dia do pleito votam os servidores lotados nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. No segundo, todos os demais servidores que atuam em Santa Maria. A exceção é o Hospital Universitário. Inclusive pelas características peculiares daquela instituição e pelo maior número de funcionários, ali a eleição se dará tanto na quarta quanto na quinta-feira.

QUEM É QUEM São quatro os grupos concorrendo: 1) “Vamos à luta”, 2) “Sempre na luta”, 3) “Reconstrução e luta” e 4) “Renovação independente”. Elas disputam as oito coordenações em que se divide a ASSUFSM. Os três coordenadores gerais da diretoria atual (que está encerrando o mandato de dois anos) são Rogério Joaquim da Silva, Eloiz Guimarães Cristino e Paulo Ronaldo da Silva Martins.

Conforme a apuração feita pelo repórter, a chapa 1 é a favorita para obter o maior número de votos. É identificada como anti-governista, tendo como principal figura Loiva Chansis, filiada ao PSOL. Há quem aposte que se houver um grupo com mais de 50% dos votos pode ser este.

Disputam para ver quem chega em segundo a chapa 2 e a chapa 4. Aí, uma curiosidade: embora a 2 seja colocada como mais alinhada ao PT, inclusive por seus integrantes, identificados com a sigla, como Eloiz Cristino, Rosangela Borges e José Renato; é a 4 que tem apoio declarado (o homem passou sexta e sábado em campanha, no campus) o vereador Jorge Trindade, do PT. Seus principais nomes, consta, são Paulo Quadrado e Ricardo Feurharmel – que já foi da Coordenação Geral da ASSUFSM, há quatro anos.

Por todos que ouvi, a chapa 3 é considerada azarão e dificilmente conseguirá se fazer representar na próxima direção da Associação. Mas…

PARA CONHECER OS 80 NOMES, DAS QUATRO CHAPAS, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bom, que ninguém pensa exatamente igual, mesmo em um chapa que concorre ao sindicato nem precisava dizer. Afinal se todos pensassem iguais não seriam humanos e sim robôs. Sobre a questão de que jornalista induz ou não, mais uma vez se volta ao equívoco de pensar que jornalista tem que reproduzir coisas. Este site e o Claudemir são analistas, portanto com a responsabilidade de opinar mesmo que haja discordancias. Pelo que leio aqui o pessoal da prefeitura quer “matar” o jornalista e pelo visto tem mais gente que quer no mínimo censurá-lo. Ainda sobre a indução, apesar de valorizar um monte esse espaço virtual acredito que estão supervalorizando um comentário na internet. Achar que votarão nesta ou naquela chapa porque o Claudemir falou, francamente.

  2. @Franz Ferdinand
    A imparcialidade pode até ser uma falácia, mas nesse caso o jornalista não só foi “descaradamente” imparcial como utilizou-se do método de indução, o que é pior. A indução, geralmente leva a erros, a equívocos graves e a construção de uma falsa verdade. Portanto, caro senhor, a responsabilidade maior de um bom jornalista é checar suas informações, pesquisar todos os aspectos, o que aqui não foi feito. Novamente lhe afirmo, somos uma chapa composta de 20 pessoas e nem todas pensam exatamente da mesma forma sobre tudo, no entanto concordamos em todos os pontos da NOSSA PROPOSTA, que está disponível em nosso blog: http://www.coletivosemprenalutaufsm.blogspot.com
    att, gilce souza

  3. Sr. Franz, é uma questão de princípios, princípios não se mudam. Com certeza ao PSDB e DEM não está alinha, sou filiado ao PT, porém defendo a seção sindical independente a governos, patrões e partidos políticos. Nenhuma dessas instituições devem pautar a luta sindical, cabe aos militantes, com maturidade política cumprir o seu papel social. Como militante partidário tenho as instâncias de discussão. Na luta pela sociedade que desejamos, com protagonismo da classe trabalhadora, devo a formação dos Partridos dos Trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores e ao movimento sindical. A indignação será transformada em rebeldia, como dizia Paulo Freire e torná-la ação no protagonismo da classe trabalhadora, mas é bom saber a que projetos servem pessoas que detem o poder dos meios de comunicação. Forte abraço, gostamos do debate, sempre no campo das idéias!

  4. Eu muitas vezes fico de boca aberta com certas discursos, e o que é pior, vindo do movimento sindical, que, na teoria deveria ser os mais esclarecidos.
    Em primeiro lugar, a “imparcialidade” é um mero discurso, que hoje pela esquerda ninguém mais reproduz. Não existe imparcialidade. Nem na ciência, muito menos na imprensa. Ninguém é imparcial, todos em algum momentos somos parciais, pois fazemos uma opção de vida.
    Feito a desmontagem da falácia da imparcialidade, há que se ater ao fato de que ao jornalista cabe analisar. Mesmo que cometa equívocos. Na sociedade “perfeita” de certas pessoas, só vale a “verdade” que eles professam.
    Sobre uma das chapas ser alinnhada ou não com o PT, eu não entendi a indignação do sr. Eloiz. Há alguma ofensa para ele em dizer que a chapa que tem militantes do PT tem simpatia ao PT? Quem sabe então a chapa estaria alinhada ao PSDB? Ao DEM?

  5. Hora, eu tinha um respeito muito grande pelas posições imparciais do jornalista, porém, hoje para surpresas de muitos no hospital universitário, será que por encomenda das ditas fontes “independentes”, panfletos sem assinatura estava sendo distribuídos por integrantes da Chapa 1, a qual o “isento” jornalista aponta como favorita, dizendo que a chapa 2 é alinhada com o PT por possuir três filiados ao PT, desrespeitando os princípios fundantes do SEMPRE NA LUTA e história de luta em nome da classe trabalhadora de seus integrantes. A chapa 1 luta pelo privilégio de grupos que se sentem superiores aos demais Técnicos-Administrativos em Educação. Desejamos que o isento e nobre jornalista trilhe POR UM NOVO CAMINHO … justo, fraterno, transparente e coeso!!!!!

  6. É FRIA. MATÉRIA NÃO CONTRIBUI EM NADA E TAMPOUCO SERVE DE INFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE.
    A começar pela desinformação da FONTE INDEPENDENTE ao dizer que são oito(8) coordenações, quando na verdade são 17 coordenações.O restante do conteúdo não merece comentar, a menos que se faça um resgate da última negociação com o governo, onde assinaram um acordo que amarrou a categoria por 3 anos. Isso é ser anti-governistas?

  7. Acho que este jornalista deveria se assegurar sobre suas fontes ditas “independentes”
    1º) a chapa 1 diz-se favorita porque tem o apoio de 2 associações da UFSM, a ASITA e a ATENS.
    2º) porque acredito que opinião de jornalista deveria ser imparcial, no caso esta nota serviu como campanha para a chapa 1, parabéns ao jornalista!
    3º) porque o coletivo sempre na luta é formado por 20 nomes e apenas 3 são filiados ao PT, e os outros componentes? Não fazem parte da chapa?
    4º) compomos esta chapa por acreditarmos em nossa proposta e não para fazer política externa, e muito menos para poucos decidirem por muitos, como o prezado jornalista supõe nominando apenas alguns filiados ao PT.
    E,em tempo, convido ao jornalista a visitar nosso blog, e dar uma olhada em nossa proposta. http://www.coletivosemprenalutaufsm.blogspot.com
    ATT, Gilce Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo