Arquivo

Não custa lembrar. PTB seguirá sem candidato a governador. Mas agora a ameaça é outra

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no final da tarde de 2 de abril de 2006, um domingo:

“O que o PTB diz. E o que ele vai, de fato, fazer

Seminário do PTB, sexta-feira e ontem, em Santa Maria, decidiu o óbvio: qualquer definição acerca de candidato ao Governo do Estado, ou coligação com outra sigla, fica para a convenção, que acontece em 30 de junho. E mais: a idéia é permitir que se crie uma forte nominata de candidatos a deputado estadual e federal, garantindo boas bancadas à legenda. Isso é o que se disse, no encontro que teve a participação do maior nome do partido no Estado, Sérgio Zambiasi e dos presidentes nacionais, o oficial, Flávio Martiniz, e o benemérito, o deputado cassado por falta de decoro, Roberto Jefferson.


Mas, e o que não se disse? Simples: o PTB historicamente não tem candidato a governador no RS por que seu único nome viável, Zambiasi, nunca pretendeu concorrer. E agora não é diferente. E a ênfase à eleição proporcional, agora, mais que uma estratégia, é uma necessidade. Afinal, os petebistas, como outras agremiações médias, corre o risco de não alcançar o quociente exigido pela cláusula de barreira (5% dos votos nacionais e pelo menos 2% dos votos válidos em nove estados). Assim, o PTB é obrigado a ter um grupo forte de candidatos e a seção gaúcha do partido vai dar sua contribuição...”

 

Para reler a íntegra da nota, acesse aqui.

 

PASSADOS EXATAMENTE TRÊS ANOS, e às portas de uma nova eleição para o Governo do Estado, mais uma vez o PTB não terá candidato ao Piratini. E, agora, a ameaça não é mais a cláusula de barreira, mas a possibilidade de proibição das coligações proporcionais. Aliás, se isso acontecer, Sérgio Zambiasi (na foto de José Cruz, da Agência Brasil) talvez tenha que arquivar sua vontade de concorrer ao Senado. Afinal, o partido do qual é o grande e único líder no Rio Grande, depende dele para fazer uma boa bancada, seja à Assembléia Legislativa ou à Câmara dos Deputados.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo