Meio AmbientePrefeituraReligiãoSanta Maria

LAZER. Área dos palotinos vai se tornar parque público em Santa Maria

Área de seis hectares, bem próxima ao centro de Santa Maria

É, de fato, uma boa notícia: para celebrar os 70 anos da província de Santa Maria, os padres palotinos resolveram dar um presente à comunidade: doam seis hectares de área, muito próxima ao centro da cidade, para que se transforme em parque público.

Para saber mais detalhes, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A foto é de Felipe Pires. A seguir:

Santa Maria terá parque em homenagem a São Vicente Palotti

Na data em que iniciaram as comemorações dos 70 anos da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria, quem recebeu presente da sociedade Palottina foi a cidade que os acolheu. Em cerimônia religiosa na Igreja Nossa Senhora das Dores, na manhã do feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), os padres Palottinos doaram ao município uma área de 6 hectares, localizada entre a Casa de Retiros e a BR 158. Para receber o presente, que foi anunciado após a Missa com padres e religiosos da congregação de Santa Maria e região, o prefeito Cezar Schirmer compareceu a cerimônia religiosa acompanhado de secretários de município. Primeiro foi assinado um Protocolo de Intenções, em que a instituição religiosa ratifica o interesse em doar área para o município. Após, o prefeito assinou o Projeto de lei, que será encaminhado à Câmara de Vereadores, que confirma legalmente o recebimento do local.

A área concedida ao município pelos Palottinos será destinada a um projeto do prefeito já bastante anunciado: a instalação de cerca de oito parques na cidade. Este espaço, segundo o prefeito, além do lazer terá preservado o aspecto ecológico, já que abrange uma área de preservação ambiental. O Padre Francisco Bianchin, mais conhecido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Prefeitura Municipal.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir:
    Toda intervenção humana em área que disponha de bens ambientais, como árvores, devem obter licença de operação das autoridades ambientais.
    Isto não significa que não se possa alterar o meio ambiente,
    desde que dentro de determinados critérios e restrições e,
    caso haja prejuízo, este seja reparado ou compensado.
    Em vista do evidente interesse público que a criação
    de um parque público tem, há que se acompanhar os
    trabalhos para, ao tempo que se proteja o meio ambiente,
    também se permita a execução de obras que possam
    melhorar a qualidade de vida do homem.
    Afinal, o homem é o centro das preocupações ambientais, mas
    não está dispensado em tomar cuidados para proteger o meio em
    que vive.
    O grande “lance” é “com-viver”, ou seja, viver em harmonia com
    a natureza, não contra ela.
    De qualquer forma, estará o MP, como sempre, acompanhando
    a evolução do caso e, sempre que se observar danos ao meio
    ambiente, trabalhar para, ao menos, minorá-los.
    Saudações

  2. Junior e José Delcatti, copiei as mensagens de vocês e vou ver o que posso fazer. Abraços. João Marcos

  3. Olá José, muito boa colocação sobre a Escola Júlio do Canto! Sugiro que além dessa escola, o Sr. Promotor, que tenho conhecimento ser uma pessoa muito competente e envolvida com as questões sociais de nossa cidade, procure averiguar “com pente fino” a situação das escolas de educação infantil (nº de estagiários e professores de acordo com o número de alunos matriculados por turma e idade dos mesmos – tem legislação p/ isso); a falta de merendeiras na maioria das escolas com as auxiliares de serviços gerais e professoras fazendo merenda em desvio de função; a falta de professores nas salas de aula, entre outras coisas que é só levantar o tapete que começarão a aparecer. Sr. Promotor, porque achas que o antigo Secretário de Educação saiu? Lhe respondo: não quis compactuar com essa situação que estava se arrastando a muuuuito tempo!
    @Jose Delcatti

  4. Como o pessoal escreve sem saber antes. Vamos esperar o projeto. Pelo que li, a prefeitura pretende fazer um parque com 24 hectares, com isto, nada impede que a mata nativa seja preservada.
    Na mata nativa, basta fazerem alguma pista de caminhada e para corrida, com bosques e bancos para as pessoas sentarem.
    Em outras partes, poderiam fazer quadras de vôlei, basquete, futsal, algum lago.
    Coisas que faltam muito para Santa Maria.
    Vamos esquecer as divergências partidárias e apoiarmos quando algo de bom é feito para Santa Maria. Sejam elas vindas de Pimenta, Schirmer, Valdeci.
    Temos que criticar quando se deve e apoiar quando se deve.
    O Parque da Cacism vai ser um ótimo lugar, assim como o túnel da Rio Branco e a Perimetral são grandes obras e são méritos do prefeito Valdeci. Se o Schirmer conseguir fazer o parque municipal Vicente Palotti, o parque da barragem e o parque do Jóckey Clube, ótimo para a cidade e méritos para ele.
    De vez em quando, parece que só há uma oposição cega por alguns leitores aqui do site.
    Devemos ter a proteção ambiental, mas devemos ter o progresso também. Até hoje cito o que aconteceu com o local onde seria o Santa Maria Plaza Shopping, perdemos um grande investimento e o lugar continua lá desmatado, as árvores que foram derrubadas, continuam no chão.
    Não seria mais lúcido, fazer com que os empresários plantassem outras árvores, em outros locais pela cidade?
    Ao invés de perdermos um grande shopping?

  5. Dr. joão Marcos, já que o senhor está acompanhando os debates , lhe peço que de uma olhada nas condições que estão produzindo merenda escolar na escola Júlio do canto em camobi, estou colocando isso aqui para ver se a Dra. Any se mexe antes que aconteça algo ruim por lá.

  6. @João Marcos Adede y Castro
    se vossa excelencia se referiu a mim,está muito enganado ,nunca utilizei uma linha dizendo que o ministério público tem medo.me referi as pessoas que criticaram meu chamamento do IBAMA e ministério público.Se a prefeitura agir conforme a legislação hambiental ,porque ter medo de eu pronunciar o nome do IBAMA e do ministério publico .duas instituiçãoes dignas e confiaveis.

  7. Jorge, ao invés de ficar dizendo que o MP tem medo, porque não nos procura e nos ajuda? Tenho certeza que com tua coragem, coisa que só tu possuis, vamos salvar o mundo!

  8. Jorge, preservar não significa, obrigatoriamente, não usar, mas usar de forma responsável.É muito cedo para dizer que o Município vai destruir, vamos esperar os planos e se houver destruição, pode ter certeza que o MP vai agir. OK?
    João Marcos Adede y Castro
    Promotor de Justiça

  9. Chama o Ceccim.
    Tenho lido aqui nesse blog o pessoal convocando o Sr. Ceccim para os mais diversos pleitos, tenho lido na “mídia” que anda viajando para BSB, PoA, em busca dos intereses da Boca do Monte, oque acho muito louvável, mas tem algo que ele não deve esquecer. Muito se tem falado do presente dos Palotinos para a cidade, os maldoso soh faltam dizer que é um presente de Grego. Defendo o Parque, mas se for para fazer como a CACISM está fazendo com o parque da Tamanday melhor eh que não façam nada. E não podemos esquecer que aquele parque entrou numa negociação do Governo anterior com a CACISM, ou estou enganado, com a palavra Prefeito Valdeci?

  10. Olá bom dia. É preciso que as pessoal não leiam oque se escreve com má fé, apenas disse oque está na lei, não sei exatamente quantas árvores devem ser plantada quando se “arranaca” uma, mas isso passa pelo Ibama eh obvio. Fico feliz de saber oque japecanga, unha de gato e caraguatá, para quem não sabe são cipós espinhentos que impedem a passagens de pessoas por entre as arvores maiores. Já os caraguatás creio que seja um espécie de bromélia com folhas longas e espinhentas. Concordo que seja transformado em parque, desde que não sacrifiquem as árvores. Somo aos que criticam o danos que fizeram nos morros de Santa Maria. Deixo um sugestão para o pessoal do CONTRA, quem saba tranforme aquilo lá reserva em ecologica para criação de cobras, e outros animais peçoentos. Eu disse peçoentos? risos

  11. ah em tempo : no diario de santa maria comprova que é uma area de proteção hambiental e não pode ser desmatada.aguardaremos esse projeto da prefeitura com Fiscalização do IBAMA e do ministério público.

  12. Fiscalização do IBAMA e do ministério público sim.Por que o medo?a area é de mata nativa ,tem que ser tratada com muito cuidado sim. Aqui não é a região amazônica onde se desmata a revelia.Como disse o colega que cada arvore derrubada seja plantada em outro lugar ,sim.reintero chega os morros de nossa cidade que estão sendo cada vez mais desmatados pelas populações carentes que se instalão nestes locais por falta de política habitacional da prefeitura.agora uma area de mata nativa virar parque?dentro da lei e com fiscalização do IBAMA e ministerio público não precisa desse medo todo e fazer mais e melhor.

  13. Bah como voces são cruéis, Freira pode fazer, mas padre não podem dar? risos. Tem freira preparando um tour pela região com santinhos, e tudo mais, rsrsrs, ou será que não levará santinho de algum “santinho” capuchinho? Bueno para se fazer um Parque não precisa “arrancar” árvores, ou será que precisa? Talvez alguma unha de gato, japecanga ou caraguatás, mas isso é permitido desde que se plante outras em outros lugares. Vamos parar com o pessimismo, dizem que a inveja eh uma……………

  14. A área foi doada justamente porque é de preservação e nela não há como obter licença para qualquer empreendimento.

  15. cadê o IBAMA e o ministério Público? essa área que apareceu na tv não possue mata nativa? a área que foi mostrada na tv é uma area de mata nativa ou não?Não a destrução da natureza em nossa cidade.chegam os morros que estão sendo tomados por pessoas de baixa renda que vivem numa cidade sem politica habitacional.IBAMA e ministério público cadê voçês?

  16. Pois é Claudemir,vamos ver agora se o prefeito vai fazer alguma coisa mesmo???este governo esta devendo muito ainda…abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo