MulherPrefeitura

PREFEITURA (2). Mulheres avançam um tantão, nas mudanças de Schirmer. Saiba o nome das duas ainda não anunciadas

Dona Fátima, na abertura da Feira do Livro: Ação Social ou Educação, é o nome

Você leu, na nota anterior, acerca das três mulheres cujos nomes já são conhecidos e que está, no caso de Anny Desconzi, ou estarão, no que toca a Ana Beatriz Barros e Magali Marques da Rocha, no cotidiano da administração municipal, a partir das mudanças em execução pelo prefeito Cezar Schirmer.

O trio, porém, não será único a representar o gênero feminino, no centro do poder da comuna, a partir do momento em que a reforma administrativa projetada e aprovada há um ano acaba de ir para as cucuias. Nos últimos dias me detive a conversar. E sobretudo (o que é raro em mim, reconheço) a ouvir. E os cantos são ótimos para isso, ensina a experiência. Assim como os espaços livres e com muita gente (nossos ouvidos, creia, têm o poder de selecionar. Basta praticar um pouco – o que faço há, deixa pra lá o tempo).

De posse de tudo o que pude captar, tomo a liberdade de afirmar: a qualquer momento, o prefeito anunciará que Yara Druzian será a adjunta (ou Superintendente, pois a dúvida persistia até ontem) de João Luiz Roth, na secretaria de Cultura. Experiência e personalidade não lhe faltam – inclusive porque já exerceu, e bem, entre outras funções públicas, o cargo de secretária na mesma área, no governo conturbado de Osvaldo Nascimento, no fim dos anos 90.

Yara vai contribuir, certamente. E é por isso que está sendo convocada a substituir Josias Ribeiro, deslocado para a nova secretaria de Comunicação (ops, esse nome está proibido, pois representa “o passado”), ou de Relações de Governo e Comunicação, a ser comandada pelo atual Chefe de Gabinete, Giovani Manica.

O outro nome feminino a ser anunciado pelo prefeito é, e para quem lê este repórter não chega a ser exatamente uma novidade, o de Fátima Schirmer, atualmente tocando (e trabalhando muito) o Gabinete da Primeira Dama. Há só uma dúvida: Dona Fátima tanto pode ser a presidente da Fundação de Ação Social, como eu próprio informei faz mais de meio ano, e que enfim pode sair do papel. Ou, como há muitos que acreditam e pode se confirmar, ser a nova Secretária de Educação – devolvendo Anny Desconzi às tarefas de Procuradora Geral, apenas.

Creia, o poder das mulheres no governo municipal é dos maiores. Não lembro, e olha que acompanho esse negócio de política local desde a segunda administração do então prefeito José Farret, tantas em posição de destaque.

EM TEMPO: quando e se o prefeito vai anunciar tudo isso não se sabe. Afinal, nem se falou aqui das secretarias que nem interino têm, como as de Desenvolvimento e de Esporte. Mas a qualquer momento se tornará público tudo isso.

EM TEMPO 2: a nomeação de Fátima Schirmer para uma secretaria, diferente do que alguns poderiam imaginar, não é, aos olhos da lei, nepotismo. Seria se, curiosamente, fosse nomeada como Diretora ou Superintendente ou Adjunta de Secretaria. Como titular, não. Mas, certamente, é uma nomeação de risco altíssimo, do ponto de vista político/administrativo. Se sabe das condições de Dona Fátima (e eu, pessoalmente, acredito na capacidade dela). Todavia, será a segunda secretária não demissível do governo – o outro é Farret, o titular da Saúde. O que pode ser um problema futuro para Schirmer. Pode. Não significa que será.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E aquela verborragia schirmista que logo que assumiu a Prefeitura disse que ia cortar e cortar secretarias? Onde ficou? Completando um ano e meio de mandato, Schirmer atestou, depois, repito, de um ano e meio sentado na cadeira de prefeito, que a estrutura administrativa do GOverno Valdeci era a ideal para administrar Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo