Câmara de VereadoresPrefeituraSaúde

SAÚDE. Audiência pública decide ir ao prefeito para encaminhar reivindicações

Representantes de várias instituições participaram da audiência pública

Um punhado de protagonistas do atendimento à saúde em Santa Maria, e muitos representantes da comunidade, afora interessados em geral, compareceram à audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores. E assunto não faltou, por certo, nas mais de duas horas que durou o encontro.

Inclusive pela generalidade da questão, o que, muito pelo contrário, não significa desimportância, decidiu-se apresentar uma série de reivindicações voltadas à atenção básica de saúde, ao prefeito municipal Cezar Schirmer. Para saber mais da audiência, vale a pena conferir o material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento. O texto é de Beto São Pedro, com fotos de Milena Jaenisch. A seguir:

Audiência pública faz radiografia da saúde pública no município

Líderes comunitários e classistas, autoridades e conselheiros ligados ao setor, profissionais e estudantes da área lotaram o plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (14) em atenção à convocação da Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente da Casa para, durante mais de duas horas e trinta minutos, debater “A Saúde no Município”. No final, em decorrência da generalidade da convocação, e mesmo sem a previsão de encaminhamentos, foi acordada a solicitação de uma audiência com o Executivo onde a Comissão e os demais atores da audiência apresentarão à administração do prefeito Cezar Schirmer uma série de reivindicações e propostas que têm como centro de preocupações a reestruturação da política de atenção básica à saúde no município.

Comunidade de SM também se fez representar, nas galerias do Legislativo

A presidente da Comissão, vereadora Maria de Lourdes (PMDB), que já está providenciando o contato com o centro administrativo visando a solicitar a audiência, avaliou como positivo o debate desta manhã, o primeiro realizado sob sua direção, desde que a vereadora assumiu a presidência da comissão no início do ano. Segundo Maria de Lourdes, apesar da amplitude da pauta, que foi assim definida pelo Conselho Municipal de Saúde, por mais distintos os enfoques das pessoas que se manifestaram, todos confluíam para um mesmo ponto: a rede de atenção básica à saúde. Ponto que deverá centralizar a pauta da audiência com o prefeito Schirmer e seu secretário de Saúde, o vice-prefeito José Haidar Farret.

Em síntese, deverá ser dito aos representantes do Executivo o que se revelou consensual nesta manhã, que são os reflexos positivos nos demais segmentos da rede municipal de saúde, decorrentes de um abrangente e organizado sistema básico de atenção à saúde: diminuição do índice de ocupação de leitos na rede hospitalar, diminuição da demanda nas unidades básicas, economia, entre outros aspectos. Para que isto ocorra, no entanto, além da redefinição política do serviço, outras medidas essenciais terão de ser tomadas como a realização de concurso público e a contratação dos novos agentes comunitários de saúde já concursados...”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo