EconomiaSanta MariaSaúde

ZOONOZES. Cacism vai a Farret, diz que quer Centro e se propõem a ajudar no projeto

Farret (D) viu “com bons olhos” proposta apresentada por Ceccim

Os empresários, através da sua principal entidade de representação em Santa Maria, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços, manifestaram ao vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, José Farret, a necessidade da implantação de um Centro de Zoonozes.

Mais que isso, se propuseram a ajudar no projeto e também na busca de recursos para viabilizar a proposta. Mais detalhes você encontra no material distribuído pela assessoria de comunicação da Cacism. O texto e a foto são de Letícia Sarturi Isaia.Acompanhe:

CACISM propõe criação de Centro de Zoonoses em Santa Maria

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), representada por seu presidente Paulo Ceccim, encontrou-se na tarde dessa quarta-feira, dia 7, com o secretário de município da saúde, Dr. José Haidar Farret. A reunião abordou um assunto considerado importante no âmbito da saúde pública: a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Santa Maria.

Através de um ofício entregue a Farret, a CACISM manifesta a necessidade de a administração pública colocar a implantação de um CZZ entre suas prioridades. “É um assunto que representa saúde para a população e dos próprios animais em especial os domésticos”, esclarece Ceccim. Visando soluções duradouras, a entidade propôs auxiliar a prefeitura com a elaboração de um projeto para a instalação de um Centro de Controle de Zoonoses, bem como na busca de recursos para a viabilização e construção dos mesmos.

Ao ser questionado sobre a questão do manejo e controle das populações animais, o secretário municipal lembrou que esse não é um assunto novo na cidade e que foi discutido em outras ocasiões. Ele se comprometeu em iniciar os encaminhamentos necessários para o desenvolvimento de tal idéia. Para isso, comentou que o diretor do Centro de Vigilância Sanitária procurará a entidade. “Vejo com bons olhos essa sugestão da CACISM e nós queremos participar”, elucidou Farret.

O ofício

No documento, a Câmara destaca a responsabilidade dos municípios, prescrita na legislação, no controle populacional dos animais para que doenças sejam evitadas. A raiva, leptospirose, tuberculose e toxoplasmose são algumas das zoonoses incidentes em áreas urbanas.  Também foi disponibilizado um manual do Instituto Pasteur. Esse detalha os procedimentos necessários para a implantação de um CCZ e oferece indicações de fontes para obtenção de recursos financeiros para a implementação.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo