CulturaSaúde

ALÉM DA ARTE. Na sexta, os “Médicos do Sorriso” e “Câncer, sem medo da palavra”

Médicos da Saúde: uma interessantíssima iniciativa. Em Santa Maria, sexta

Uma iniciativa pra lá de interessante. E que é preciso conhecer mais. Me refiro aos “Médicos do Sorriso”, que estarão em Santa Maria nesta sexta-feira. Mas não é só isso que acontece no mesmo dia. Tem também o lançamento do documentário “Câncer, sem medo da palavra”, dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol (colaborador eventual deste sítio)..

Os detalhes das duas coisas que, cá entre nós, têm tudo a ver, você acompanha em texto produzido e distribuído pela InoxIdeias (também parceira deste sítio). O texto é de Fabiane Machado. Acompanhe:

Médicos do Sorriso chegam a Santa Maria

Grupo vai lançar documentário e visitar os pacientes da Clínica Renal da Casa de Saúde

Na próxima sexta-feira (07), o Grupo “Médicos do Sorriso” chega a Santa Maria para lançar o documentário: “Dr. Palhaço – As incríveis aventuras dos Médicos do Sorriso e suas maravilhas curativas na ‘Mérica’”. O grupo leva música, poesia, humor e teatro aos pacientes internados no Hospital Unimed de Caxias do Sul, através do talento e dedicação de sete atores que se vestem de palhaços. Por trás da maquiagem e das brincadeiras, está um trabalho humanizado, que leva alegria e força aos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais que atuam na unidade hospitalar.

O documentário conta a trajetória do Grupo, que atua a cinco anos no Hospital, já atendeu cerca de 80 mil pacientes, e tem percorrido várias cidades do Estado. Conforme Davi de Souza, diretor do Grupo, o documentário retrata a emoção de cada componente e o envolvimento com a realidade dos pacientes. “Trata-se de um trabalho feito por profissionais que amam o que fazem e que está dando certo,” explica Davi, que já adianta que o Grupo tem recebido propostas para se apresentar fora do RS.

Além de lançar o documentário em Santa Maria, no Auditório da CESMA, na sexta-feira (07), às 19h, os “Médicos do Sorriso” também levarão momentos especiais aos pacientes atendidos pela Clínica Renal da Casa de Saúde. Eles visitarão a Clínica no sábado (08), a partir das 8h30min.

A vinda do Grupo à cidade é uma iniciativa do Curso de Fisioterapia da Ulbra-SM, através das disciplinas de Fisioterapia Comunitária I e II, e conta com o apoio da CESMA, Ong Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC),  Ulbra-SM, Apusm, Fisma, Clínica Renal Santa Maria, Paz Produtora, Clínica Harmonia do Corpo e Inox Ideias.

Quem são os Médicos do Sorriso?

Os “Médicos do Sorriso” foram criados através do sonho idealizado por Davi de Souza, Diretor do Grupo, que é ator e há mais de sete anos estuda o clown (palhaço tradicional do teatro) e sua influência na visitação hospitalar. Os “Médicos do Sorriso” são um grupo de clowns (palhaços com curso especializado), atores profissionais que atendem pacientes, médicos e funcionários do Hospital Unimed, levando alegria, companhia e apoio.

O projeto dos “Médicos do Sorriso” iniciou-se com o boneco Dr. Saudável, que já atuava junto ao setor de marketing da Unimed desde 1999. Em 2004, os clowns iniciaram seus trabalhos de animação e eventos para a Unimed Nordeste. Em seguida, o trabalho dos Médicos do Sorriso passou a ser gerenciado pela Medicina Preventiva e hoje pelo Hospital da Unimed.

Os atores palhaços:  Dr. Chico Le Bocó (Davi de Souza), Dra. Róy-Róy (Odelta Simonetti), Dra. Pimenta Sardinha (Aline Tanaã Tavares), Dr. Rabisco Del’Fino (Rudy Martins), Dr. Montanha (Paulo Cesar Macedo), Dra. Coxa-Roxa (Grasiela Muller), Dra. Parrudim (Tais Martini). Informações no www.medicosdosorriso.com.br

LANÇAMENTO DE DOIS DOCUMENTÁRIOS NA CESMA

Na sexta-feira (07), além do documentário sobre a trajetória dos “Médicos do Sorriso”, também será lançada, na CESMA, a produção santa-mariense, “Câncer-Sem Medo da Palavra”. O documentário teve seu roteiro desenvolvido a partir da constatação do medo e do preconceito que envolve a doença e muitas vezes a própria palavra câncer. São apresentados depoimentos de familiares e de pessoas que fazem e fizeram o tratamento para o câncer, bem como de profissionais da saúde especialistas na área.

O filme foi dirigido por Luiz Alberto Cassol, Coordenador do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) e tem produção executiva de Christian Lüdtke, Sílvio Iensen e Cassol. A realização é da Finish Produtora com patrocínio da UNIFRA-Centro Universitário Franciscano.
A programação é aberta a todos os interessados, e após a exibição dos documentários haverá debates com as equipes das duas produções.

Lançamentos:

Documentário: “Dr. Palhaço – As incríveis aventuras dos Médicos do Sorriso e suas maravilhas curativas na ‘Mérica’”.
Duração: 25 minutos
Direção: Nivaldo Pereira e André Costantin
Documentário: “Câncer-Sem Medo da Palavra”
Duração: 70 minutos
Direção e Montagem: Luiz Alberto Cassol
Produção Executiva: Christian Lüdtke, Luiz Alberto Cassol e Sílvio Iensen
Local: Centro Cultural CESMA / Auditório João Miguel de Souza / Rua: Professor Braga, 55 – 3º andar – Centro –Santa Maria/RS”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo