APOSENTADOS. Deputados aprovam reajuste de 7,71%. Senado confirmará. E Lula?
A situação é a seguinte, e até bem simples: a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o aumento de 7,71% nos benefícios dos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. Com isso, alteraram a Medida Provisória que previa (e até já está valendo, com o troco sendo pago) reajuste de 6,14%.
Desta maneira, a MP virou Projeto de Lei de Conversão e vai para o Senado, para nova deliberação. Lá, a tendência é a confirmação da decisão dos deputados. Sobrará para o Presidente da República, duas alternativas: vetar, com o ônus político daí decorrente, ou acatar – ampliando a despesa pública, segundo seus cálculos, em R$ 1,7 bilhão no ano. Pooois é.
Para saber mais especificamente sobre a decisão da Câmara dos Deputados, acompanhe reportagem de Maria Carolina Marcello, da Agência Reuters, publicada no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:
“Câmara aprova reajuste de 7,7% para aposentados
A Câmara aprovou nesta terça-feira o reajuste de 7,71 por cento nos benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo.
O valor foi estabelecido por uma emenda do Democratas que alterou a quantia de 7 por cento estabelecido pelo relator da Medida Provisória, Cândido Vaccarezza (PT-SP), aprovada mais cedo pelos deputados.
Em dezembro, o Executivo fixou por meio de medida provisória uma alta em 6,14 por cento para essa parcela dos aposentados. No entanto, os parlamentares passaram a negociar um reajuste maior.
O governo ameaçou, então, vetar um aumento superior à capacidade de pagamento da Previdência, como os 7,7 por cento anunciados por parlamentares governistas e defendidos por deputados e senadores ligados a sindicatos e aos aposentados….”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Bom dia. Seria uma baita sacanagem com os aposentados, se confirmado anúncio de veto do Presidente Luiz Inácio Lulla da Silva. Para mim não será surpresa.