Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Meio AmbientePrefeitura

CORSAN. Para funcionário, Schirmer posa de vítima, mas tem responsabilidade direta

Rogério Ferraz é dirigente do Sindiágua – que congrega os funcionários da Corsan. Mas, segundo ele próprio, o texto que me enviou é menos como sindicalista e mais como integrante dos quadros da Companhia. E é nessa condição que faz considerações fortes acerca do imbróglio entre a Corsan e a Prefeitura. Mais: afirma que Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria, como integrante do partido que comanda a Companhia, teria todas as condições de resolver o problema e fazer a Corsan cumprir o contrato que tem com o município. Mais: acredita que o prefeito, ao se colocar como vítima, não assume a própria responsabilidade.

Mas não é só isso. Ele avança. Prefiro, porém, não fazer observações adicionais. Sugiro, antes, que você leia o texto de Ferraz e tire tua própria conclusão. Acompanhe a íntegra, a seguir:

Caso Corsan: PMDB e Schirmer. Vítimas ou algozes?

A empresa pública Corsan atua há 44 anos. Sempre teve o Estado como gestor. Os comandantes atuais do RS, de uma maneira ou de outra sempre estiveram no comando, salvo de 1999 a 2002. Então, podemos afirmar que a gestão da Corsan hoje, tem a cara do PMDB mesclado com o PSDB.

Rigotto já vinha implementando sua política de gestão. O partido do arauto da moralidade (mas apenas do Mampituba para cima), Pedro Simon, embarcou de mala e cuia no governo de Yeda pois todos afirmavam que ela teria um novo jeito de governar.

Como prêmio, o PMDB ganhou a Secretaria que comanda a Corsan e todos os seus contratos (não esqueçam os bilhões que LULA está aplicando no estado através da Companhia Riograndense de Saneamento). Além de indicar nomes aos principais cargos da estatal.

Mas, então? Não seria legítimo afirmar que Schirmer é gestor direto da Estatal Corsan? Schirmer além de ser governo do estado é do mesmo partido de Marco Alba, secretário que comanda a Corsan.

Agora, o prefeito se colocando no papel de vítima da empresa pública que “retira milhões do nosso município e pouco reinveste na cidade” chega ao cúmulo de buscar o auxílio do Ministério Público para fazer a empresa (que ele prefeito é gestor direto) cumprir o que assinou no contrato.

Notem o que o PMDB está fazendo: como gestor direto da Corsan, deixa a Companhia neste patamar deplorável de atendimento ao usuário. Na outra ponta, quase aos prantos, Schirmer do PMDB diz que “a paciência esgotou”. Senhor prefeito, acabou a paciência com quem???

Sendo assim, podemos afirmar que nem o PMDB aguenta a gestão do PMDB.

A empresa Corsan não é filha de chocadeira, tem pai e mãe. E o prefeito os conhece muito bem.

Mas afinal, qual o papel de cada um neste processo todo?

O prefeito reclama da falta de esgoto em Camobi. Muito bem. Por que não foi executada a obra? Talvez, senhor prefeito, por que Yeda e Marco Alba, decidiram pegar o dinheiro da Corsan e tapar furo de outras áreas do Estado como mandar dinheiro para a safrinha dos pequenos agricultores. Ou ainda, por uma decisão errada de gestão ter que pagar sem necessidade quase 60 milhões de reais de imposto de renda por ter fabricado um resultado positivo de 212 milhões apenas para implementar seu discurso político. O leão do imposto de renda, vendo que os gestores da Corsan ostentavam tamanho lucro e não reinvestiram, veio buscar sua parte.

Diga prefeito, com os 60 milhões que foram para a safrinha, mais os 60 do imposto de renda, dava ou não para fazer o esgoto de Camobi e do restante da cidade?

Eu posso dizer: Pois é! E não fizeram. O senhor já seria diferente, prefeito. Deve dizer: Pois é! E não fizemos. Outra reclamação do Chefe do Executivo municipal diz respeito a falta de informações básicas sobre a estatal. O chefe local da Corsan, como todos os outros, ganha Verba de Representação justamente para fazer o lado político da empresa. Ou seja, representar a Companhia na sociedade e, mais importante de tudo, manter o diálogo com o prefeito que é o poder concedente.

Segundo o próprio prefeito, isto não vem sendo feito. Mas, quem mantém o chefe inoperante no cargo? Schirmer sabe muito bem. Então, mais uma vez: a culpa é de quem afinal?

O prefeito tanto reclama da Corsan, mas ele sabe que a empresa é ganhadora de vários prêmios, pasmem, justamente por sua “Excelência de Gestão”. Duvidam? Digitem “PGQP+corsan” nos sites de busca e verão mais esta farsa que o PMDB de Schirmer implementa dentro da Corsan e que consome mais alguns milhões que poderiam estar sendo investidos em obras. Mais uma maneira de passar dinheiro público à iniciativa privada: prêmios de gestão. Enquanto a verdadeira gestão é esta que conhecemos muito bem.

Muitos serviços da Corsan estão atrasados por falta de pessoal. Pois bem, o PMDB do prefeito está demitindo sem justa causa funcionários de carreira com mais de 25 anos de experiência, como se tivesse gente sobrando.

Ninguém questiona quanto ao fato de ter que melhorar e muito a prestação de serviço da Corsan no município. Mas, que cada um bata no peito e assuma sua parcela de responsabilidade. O que não pode é, a pretexto de querer o melhor para o usuário, pessoas que têm responsabilidade direta na situação se passar por vítima e criticar a gestão da empresa como se nada tivesse a ver com isto.

E, o que é pior, sem dizer REALMENTE qual o objetivo. Privatizar a água?

Aleatoriamente, deixarei aqui alguns nomes. No futuro me cobrem: Infra Engenharia e Consultoria (São Paulo), Revita e Odebrecht.

Rogério Ferraz – funcionário da Corsan”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. @PEDRO ASSIS
    Pedro, como tu quer uma resposta, me permita.
    Ontem (segunda à noite) como SINDIÁGUA, estivemos em São Lourenço do Sul. A convite dos vereadores, fomos lá conversar justamente sobre municipalização.
    Eles não querem, pois aprofundaram um pouco a pesquisa sobre onde já é municipalizado. Não gostaram! O prefeito, sem dizer o motivo quer municipalizar.
    Apenas para ter uma ideia:
    Novo Hamburgo saiu do sistema corsan em 1998 a prestexto de melhorar os serviços e baixar a tarifa. Hoje já existe decisão judicial dizendo que o município de Novo Hamburgo deve à corsan mais de 160 milhõe de reais a titulo de indenização de próprios. O número de funcionários mais que quadriplicou, transformando-se num cabide de emprego.
    Mas, Pedro,logicamente eu não teria a pretensão de esclarecer todas as tuas dúvidas num breve relato aqui pelo site. Mas fica claro que a proposta do nosso sindicato para que se tenha clareza nas intenções da prefeitura e que também se abra o debate na sociedade são por demais pertinentes.
    Abraço
    [email protected]

  2. se R$ 120.000.000,00 resolveriam o problema de esgoto de Santa Maria? “certa feita” ouvi um (então) candidato dizer que com R$ 500.000,00 já resolvia.

  3. So uma pergunta, e gostaria de uma resposta. Porque não Municipalizam a agua, como é em outras cidades . Cito por exemplo Porto Alegre, Pelotas, Livramento. São leopoldo.Não seria melhor para o povo santamariense.

  4. Claudemir
    Gostaria também de lembrar que para o festival de balonismo do ano passado e neste ano, o prefeito conseguiu patrocinio da Corsan, por que também não pediu verbas para comprar peças, dando assim condições para os funcionários prestarem um bom serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo