CulturaEducaçãoMinistério Público

CULTURAS AFRO E INDÍGENA. Promotoria quer que prefeituras cumpram “Programa Portas Abertas”

Na verdade, na verdade, o que o Ministério Público, através da Promotoria de Defesa Comunitária quer, é apenas o cumprimento de lei de 2008. E que determina a inclusão, nas escolas do estudo da história dos grupos afro-brasileiro e indígena.

Agora, o pedido foi encaminhado às prefeituras da região, a começar por Santa Maria, inclusive com duas cartilhas que… Bem, melhor você conferir o material enviado pela assessoria de imprensa do Ministério Público. Ele traz os detalhes. A seguir:

Projeto busca aplicação da lei sobre ensino da cultura afro-brasileira e indígena em Santa Maria

A Promotoria de Defesa Comunitária de Santa Maria encaminhou às prefeituras dos municípios da Comarca uma recomendação sobre a necessidade de implementar o ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A ação faz parte de dois projetos do Ministério Público organizados com objetivo garantir o cumprimento da legislação federal, que determina a inclusão da história desses grupos sociais no currículo escolar e que estão contemplados no Programa Portas Abertas. A lei foi sancionada em 2008, mas sua aplicação enfrenta dificuldades.

Dessa forma, o documento encaminhado às Secretarias Municipais de Educação de Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra e Silveira Martins sugere medidas como capacitação de professores para ensino da cultura afro-brasileira e indígena. Além disso, a Promotoria recomenda a criação de grupos para incentivo da pesquisa e produção literária relativas a essas culturas, assim como a aquisição e elaboração de materiais didáticos e pedagógicos. Apesar de ter sido sancionada em 2008, educadores ainda enfrentam dificuldades na aplicação. Muitos gestores educacionais e professores não compreendem ou não sabem como colocar em prática a lei.

Junto com a recomendação enviada pelo Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, estão anexadas duas cartilhas elaboradas por grupos de trabalho designados para propor a apresentação, fundamentação e metodologia de aplicação do que diz a lei. O documento foi encaminhado na última quinta-feira, 12.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gostaria que o Índio fosse melhor tratado em nossa cidade. Fico triste quando vejo os indígenas (principalmente crianças) esmolando pelo calçadão (alguns inclusive fazendo as necessidades na rua). Halo Halo autoridades (federais, estaduais e municipais),…vão tomar alguma providência, ou vão ficar somente no discurso “fácil” e “barato”? É TRISTE e Lamentável!

  2. Onde está a tal “Casa do Índio” que o governo Valdeci iria criar na cidade, para abrigar os indígenas de outras cidades, e que não tem aonde ficar? Eis aí mais uma “promessa” do Valdeci (e de sua equipe), e que ficou somente no “discurso”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo