EDUCAÇÃO FISCAL. Escolas que participam de exposição de charges e cartuns serão certificadas
Um dos mais interessantes projetos em execução na boca do monte é o Programa Municipal de Educação Fiscal – uma realização das secretarias municipais de Finanças e Educação. Pois o PMEF, entre outras atividades, promove, na Feira do Livro, a exposição de charges e cartuns “Educação Fiscal na Linha da Cidadania”.
Nesta quinta-feira, na praça Saldanha Marinho, as escolas participantes (e cerca de 60 alunos) receberão um certificado do programa. Os detalhes sobre a exposição e a certificação você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do PMEF. O texto e a foto são de Andressa Alves Oliveira. Confira:
“Escolas receberão certificados pela participação na Exposição de charges e cartuns promovida pelo PMEF
A Exposição “Educação Fiscal na Linha da Cidadania” reúne trabalhos de charge e cartum de mais de 20 escolas de Santa Maria e Região Central do Estado na 37ª edição da Feira do Livro. A atividade é de iniciativa do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido pelas Secretarias de Finanças e Educação.
Os trabalhos buscam expressar a cidadania dos alunos e professores que participam do evento, e demonstram através da arte, a opinião sobre assuntos que envolvem o tema Educação Fiscal. Entre eles a função socioeconômica do tributo e aplicação dos recursos públicos.
Para fundamentar a produção dos trabalhos, o PMEF promoveu oficinas para a criação de charges e cartuns aos alunos e professores das escolas vinculadas ao Programa. O cartunista Elias Ramires Monteiro ministrou a primeira oficina e, após, os integrantes do Núcleo de Quadrinhistas da Casa de Cultura de Santa Maria, engajaram-se no projeto e auxiliaram na construção dessa atividade.
Cerca de 60 estudantes por oficina, participaram dos encontros no Auditório do Centro Administrativo Municipal. Aproximadamente 250 trabalhos foram entregues à equipe do PMEF. Os trabalhos estão expostos na íntegra no sítio virtual do programa, através do seguinte endereço: www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal, no link “Eventos”. Na página virtual do Diário de Santa Maria, 20 trabalhos estão disponibilizados aos internautas que acessam a página do jornal. Até o dia 9 de maio, os trabalhos estão no espaço “Coreto” na Praça Saldanha Marinho e na Casa de Cultura.
Quem visita a exposição na Feira do Livro, declara a admiração pelos trabalhos, “Muito boa a idéia da exposição de charges e cartuns, pois além de conscientizar adultos e crianças a respeito da cidadania, descobre talentos que por falta de oportunidades se tornam omissos ou anônimos”. Afirmou a professora aposentada Laura Höker.
O evento de entrega das menções honrosas pela participação na exposição ocorre amanhã (hoje, quinta) às 14h30min no Teatro Treze de Maio. Professores e alunos que produziram os trabalhos receberão certificados em um evento que irá reunir cerca de 200 pessoas, além de autoridades que irão prestigiar o trabalho das escolas e fazer a entrega das menções.
O aluno do 8º ano da escola “Profª Maria de Lourdes Bandeira Medina”, Maurício Trindade da Silva manifestou a alegria em participar da atividade e afirma que espera ansiosamente a entrega de seu certificado. “Nunca participei de um evento assim, estou esperando pelo dia de amanhã, onde eu e meus colegas iremos receber os certificados, estou muito feliz”, declarou Maurício.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.