PartidosPolítica

NA CÂMARA. Se não votar agora, festas juninas e campanha eleitoral inviabilizam qualquer decisão

A tradição é essa: as festas juninas, tradicionalíssimas e muito freqüentadas, especialmente no norte/nordeste, provocam a queda do quorum e a antecipação virtual do recesso de inverno, no Congresso Nacional. Se acrescentar-se a esse fato a realização de convenções partidárias (entre os dias 10 e 30), definidoras das candidaturas para outubro, e a própria campanha eleitoral, e se tem o cenário perfeito para a inviabilização de qualquer decisão importante no parlamento.

Por essas e outras, este sítio não se esforça para apostar que, se nada for votado nesta semana, a primeira de junho, melhor esquecer. Pelo menos até outubro. E aí, bem, aí o que se tem é uma penca de Medidas Provisórias trancando a pauta ordinária, restando apenas o recurso das extraordinárias, para votar importantes projetos, no âmbito da Câmara dos Deputados.

Aliás, você confere, na reportagem a seguir, produzida pela Agência Câmara de Notícias, o conteúdo de cada uma das MPs e também os possíveis projetos a serem votados. Desde que, claro, isso ocorra na terça e na quarta, pois quinta é feriado nacional. O texto é de Eduardo Piovesan. A seguir:

Plenário tem pauta trancada por oito MPs na primeira semana do mês

… A pauta das sessões ordinárias do Plenário continua trancada por oito medidas provisórias, duas das quais perdem a validade na terça-feira (1). A votação do piso salarial dos policiais civis e militares e bombeiros dos estados (PECs 446/09 e 300/08) pode ocorrer em sessão extraordinária, caso a matéria seja pautada pelo presidente Michel Temer com base em um acordo de lideranças.

Com a desistência das associações de policiais de manter na PEC os valores de um piso provisório, um novo texto será avaliado pelo governo. Entretanto, devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira (3) e a uma sessão do Congresso marcada para terça-feira (1) à noite, a análise da PEC poderá ficar para a semana seguinte…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo