EconomiaSanta Maria

NÃO CUSTA LEMBRAR. O fato é que os súpers seguem fechados aos domingos, numa vitória do anacronismo

Confira a seguir trecho de nota que publiquei na madrugada de 22 de maio de 2009, uma sexta-feira:

Súpers aos domingos. Campanha não pára. E Cacism anuncia uma novidade. Mas ainda não diz qual

Segue a campanha liderada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), com o apoio de várias outras entidades, que pretende a revisão do acordo que fecha os supermercados aos domingos. Uma decisão se dará antes do final do mês. A Cacism promete para esta sexta-feira uma novidade. Antecipa que se trata de resultados de uma pesquisa de opinião feita por empreendedores, mas não dá os detalhes.

A propósito, confira material enviado pela assessoria de comunicação da entidade, em texto assinado pela jornalista Carla Suptitz. A seguir:

Novidade no movimento pela abertura dos mercados aos domingos

Empresa apresenta resultados de pesquisa de opinião aplicada no município

As lideranças do Fórum de Entidades Empresariais participam, nesta sexta, às 14 horas, da apresentação dos resultados técnicos apontados por uma pesquisa de opinião pública desenvolvida  na cidade sobre a abertura dos mercados aos domingos. A reunião acontece na sede da CACISM, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria…”

PARA LER A ÍNTEGRA, inclusive o restante do texto que a originou, CLIQUE AQUI  

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, o fato é que as lideranças dos súpers e dos trabalhadores não deram a mínima para a opinião da maioria da sociedade, conforme a pesquisa divulgada, e o máximo que fizeram foi conceder a abertura dos estabelecimentos uma vez ao mês. E só. Assim, o anacronismo sobrevive.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eu já trabalhei em supermercados e sei bem como é o sistema, principalmente das multinacionais que pintam para todos como sendo o melhor lugar para trabalhar, propaganda de empregados satisfeitos, só não explicam a grande rotatividade da mão de obra.
    Eu concordo com a abertura aos domingos desde que seja pago aos funcionários um adicional além da folga de direito. Desta forma, nem precisa pedir, pois vão ter muitos querendo trabalhar. Por falar nisso, quando o carrefour abriu pagava um adicional por domingo trabalhado e feriados e depois cortou de todos alegando que isso era uma ação do sindicato.
    Bom, era isso.

  2. Sou daqueles que torcem para que os Mercados abram aos domingo. Oque não pode eh ficar no banco de horas os domingos trabalhados. Eh preciso que os Sindicatos dos Comerciários e Logistas pactuem um acordo que todas consigam ganhar alguma coisa, e que voltem funcionar nos domingos.

  3. Uma evolução nas discussões é tudo que espero quando este tema é tratado. Mas infelizmente a mesma batida, com mesma frequência, é tudo o que ouço.
    A propósito, alguém poderia informar se o Ministério Público do Trabalho já se manifestou quanto ao encaminhamento da CACISM, contrário à Convenção Coletiva de Trabalho acordada entre o sindicato dos empregados do comércio e o sindicato do comércio de gêneros alimentícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo