NO SENADO. Lula pediu à base governista que vote Pré-Sal o quanto antes. Menos os “royalties”
É o seguinte: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à base governista no Senado que vote o quanto antes os projetos que tratam do marco regulatório do petróleo da camada pré-sal. E ela reagiu positivamente. Inclusive em relação à exceção: a questão dos royalties, que deve ficar para o próximo ano, ou pelo menos para depois das eleições, dado o seu caráter explosivo.
Isso significa que será votado no plenário? Pode ser. Quem sabe. Talvez. Ou… Bem, a propósito da reunião e do que está previsto para esta semana e a projeção (otimista) dos governistas, acompanhe material produzido ainda na sexta-feira, pela Agência Senado. O texto é de Cezar Motta, com foto de Moreira Mariz. A seguir:
“Líderes governistas preveem votação do pré-sal em maio
Cerca de 30 senadores da base do governo – PT, PMDB, PTB, PSB, PDT e PR – ouviram na … quinta-feira (29) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um apelo para aprovação, antes do fim de maio, de três projetos que tratam do pré-sal: o que cria a empresa Petro-Sal, o que trata da capitalização da Petrobras e o que cria o Fundo Social. Lula pediu também que o projeto que institui o modelo de partilha seja dividido, a fim de que a parte referente aos royalties fique para o próximo ano.
A previsão dos líderes da base do governo é de que, na próxima (nesta) semana, sejam votadas duas medidas provisórias que trancam a pauta e, nos dias 18 ou 19 de maio, sejam votados os projetos da Petro-Sal e da capitalização da Petrobras. Na semana seguinte, de 24 a 28 de maio, seriam votados então o Fundo Social e o projeto que trata da mudança de regime de concessão para o de partilha, sem a parte dos royalties.
Também ficou decidido que na próxima quinta-feira (6), às 10 horas, o ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, deverão comparecer ao…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Senado.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Bom seria que o Sr. Presidente pedisse para que a Base governista votasse o Projeto da Ficha Limpa. Se o Presidente quizesse aprovava tudo que queria, pois tem maioria no Congresso Nacional, em troca de Cargos e outras cositas más segundo dizem por ai. Quem tem Sarney, Collor, Calheiros, Barbalho e outros de “cumpanhêros” jamais ficará soh. risos