CRIANÇA. Sem destaque midiático, 300 escolhem conselheiros tutelares de SM
Como ESCREVI neste sítio há duas semanas, é muito importante a escolha dos cinco novos integrantes titulares (e uma dezena de suplentes) do Conselho Tutelar Centro de Santa Maria. E, pelo menos até o momento em que você lê esta nota, a mídia da comuna não deu muita bola – o que não chega a ser uma novidade.
Mas o fato é que o pleito, uma verdadeira briga de foice entre 43 concorrentes, acontece nesta quarta, dia 30, e a campanha acaba hoje, a véspera. Todos disputam o voto (segundo pude apurar) de cerca de 300 santa-marienses: um representante por escola, seja pública ou privada, outro de Conselhos de Pais e Mestres (também cada instituição poderá indicar o seu), os conselheiros natos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, os órgãos (um voto cada) de órgãos e entidades que atuem na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente – cadastrados no CMDCA. Ah, todos precisam ser confirmados por escrito, pelas entidades e/ou instituições a que estão vinculados.
O pleito se dá das 8 da manhã às 5 da tarde, no plenarinho da Câmara de Vereadores. A posse é na próxima segunda-feira, dia 5, às 5 e meia da tarde, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – cuja sede fica no prédio exatamente ao lado do legislativo, na rua Vale Machado.
Os eleitos garantirão um mandato de quatro anos, recebendo R$ 1,5 mil por mês, como contratados de acordo com a legislação trabalhista e em regime de dedicação exclusiva. O pagamento é feito pela Prefeitura, com a correção salarial feita conforme os servidores do Executivo. E terão à disposição, para a realização de sua atividade, sala e automóvel cedido pelo poder público, além de material para trabalho interno e externo.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é função do Conselho Tutelar, “cumprir com eficácia sua missão social, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo ECA, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação: às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis; às entidades de atendimento; o Poder Executivo; à autoridade judiciária; ao Ministério Público; às suas próprias decisões. A faculdade de aplicar medidas deve ser compreendida e utilizada de acordo com as características e os limites da atuação do Conselho Tutelar.”
CONFIRA, AGORA, O NOME DOS 43 CONCORRENTES:
01-Alexandre de Almeida da silva
02-Alexandre Gomes Souto
03-Ana Paula L. Camilo
04-Arlene K. Dutra
05-Caroline Reis Cunha
06-Ciro Calmon de Souza
07-Clarice Lima pereira
08-Diossana Matos
09-Fátima Terezinha da Silva Soares
10-Flávia N. Garcia
11-Gilda Maria Saldanha Pessoa
12-Giovana Rossi
13-Gislaine da Silva Pavão
14-José Alberto da Silva Martins
15-Juliana Teixeira de Oliveira
16-Lilian Maria Toffolli Pinheiro
17-Lucia Mariaci Ribeiro Martins
18-Luciana Lima Moreira
19-Lucineide Farias Rodrigues
20-Aline de Moura Bayer
21-Carla da Rosa Lopes
22-Sonia C. R. Oliveira
23-Ione de Almeida Mota
24-Kátia Luciane dos Santos Real
25-Maira Nívea Ferreira N.
26-Márcia Cristina de Freitas Dias
27-Márcia Kaipers Machado
28-Maria de Lourdes Correa
29-Maria Odete Rodrigues B.
30-Mário Luis Vieira
31-Marlene Egmar Piolti
32-Michele Bravo
33-Nadia Aparecida Ribas Fernandes
34-Paulo Rogério Oliveira dos Santos
35-Rodrigo Hert Teixeira
36-Rosicler de Fátima Pinheiro Cantarelli
37-Tatiane Cidade Guimarães Gonçalves
38-Valmir da Rosa
39-Vanessa Cabral Balim
40-Viviane Zanatta
41-Elizandro Oliveira Machado Rodrigues
42-Fátima Terezinha Cassenot
43-Diego Wagner de Borba Corry
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.