PolíticaSanta Maria

CRIANÇA. Briga de foice e martelo por 5 vagas de conselheiro tutelar. Saiba quem são os 43 candidatos

Pra variar, a mídia não está dando muita bola. E falo especificamente da mídia santa-mariense. No entanto, neste preciso momento há uma disputa de foice e espada para a escolha dos cinco novos integrantes titulares (e 10 suplentes) do Conselho Tutelar Centro de Santa Maria.

São nada menos que 43 concorrentes cuja inscrição foi aceita (havia uma série de restrições legais, o que de cara tirou franco-atiradores da eleição). E um colégio eleitoral bastante restrito. Segundo minhas contas, é pouco provável que sejam mais de 500 votos possíveis – e não se sabe quantos irão efetivamente votar.

São eleitores (mas precisam ser confirmados por escrito) um representante por escola, seja pública ou privada, outro de Conselhos de Pais e Mestres (também cada instituição poderá indicar o seu), os conselheiros natos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, os órgãos (um voto cada) de órgãos e entidades que atuem na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente – cadastrados no CMDCA.

A eleição se dá no dia 30 de junho, das 8 da manhã às 5 da tarde, no plenarinho da Câmara de Vereadorees. E a posse é no dia 5 de julho, às 5 e meia da tarde, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – cuja sede fica, aliás, ao lado do legislativo da comuna, na rua Vale Machado. Antes disso, há um período de campanha eleitoral, que já está em vigor: começou em 28 de maio e vai até o dia 29.

Os eleitos garantirão um mandato de quatro anos, recebendo R$ 1,5 mil por mês, como contratados de acordo com a legislação trabalhista e em regime de dedicação exclusiva. O pagamento é feito pela Prefeitura, com a correção salarial feita conforme os servidores do Executivo. E terão à disposição, para a realização de sua atividade, sala e automóvel cedido pelo poder público, além de material para trabalho interno e externo.

Ah, o que faz um Conselheiro Tutelar,conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente: “para cumprir com eficácia sua missão social, o Conselho Tutelar, por meio dos conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação: às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis; às entidades de atendimento; o Poder Executivo; à autoridade judiciária; ao Ministério Público; às suas próprias decisões. A faculdade de aplicar medidas deve ser compreendida e utilizada de acordo com as características e os limites da atuação do Conselho Tutelar.”

ADENDO CLAUDEMIRIANO: entre os 43 candidatos há vários (e quem é do ramo sabe) com ligação política e militância partidária. Basta conferir. Não sei muito bem o que isso significa. Nem se há algo a ser percebido. De todo modo, não custa ficar de olho. Ou, como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”. Inclusive porque, conforme apurei, há gente graúda interessada em eleger A ou B ou C. E isso, penso, não tem nada a ver com proteção à criança e ao adolescente.

CONFIRA, AGORA, O NOME DOS 43 CONCORRENTES:

01-Alexandre de Almeida da silva

02-Alexandre Gomes Souto

03-Ana Paula L. Camilo

04-Arlene K. Dutra

05-Caroline Reis Cunha

06-Ciro Calmon de Souza

07-Clarice Lima pereira

08-Diossana Matos

09-Fátima Terezinha da Silva Soares

10-Flávia N. Garcia

11-Gilda Maria Saldanha Pessoa

12-Giovana Rossi

13-Gislaine da Silva Pavão

14-José Alberto da Silva Martins

15-Juliana Teixeira de Oliveira

16-Lilian Maria Toffolli Pinheiro

17-Lucia Mariaci Ribeiro Martins

18-Luciana Lima Moreira

19-Lucineide Farias Rodrigues

20-Aline de Moura Bayer

21-Carla da Rosa Lopes

22-Sonia C. R. Oliveira

23-Ione de Almeida Mota

24-Kátia Luciane dos Santos Real

25-Maira Nívea Ferreira N.

26-Márcia Cristina de Freitas Dias

27-Márcia Kaipers Machado

28-Maria de Lourdes Correa

29-Maria Odete Rodrigues  B.

30-Mário Luis Vieira

31-Marlene Egmar Piolti

32-Michele Bravo

33-Nadia Aparecida Ribas Fernandes

34-Paulo Rogério Oliveira dos Santos

35-Rodrigo Hert Teixeira

36-Rosicler de Fátima Pinheiro Cantarelli

37-Tatiane Cidade Guimarães Gonçalves

38-Valmir da Rosa

39-Vanessa Cabral Balim

40-Viviane Zanatta

41-Elizandro Oliveira Machado Rodrigues

42-Fátima Terezinha Cassenot

43-Diego Wagner de Borba Corry

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caro amigo ,Claudemir
    Com Certeza a dificuldade existe mas o comprometimento tem que ser integral ,zelar pelo estatuto .E quando o conselho municipal da criança e o adolescente se reunir os conselheiros Tutelares tem que estar juntos,reunidos fortalecendo o conselho ,mostrando realmente quais os seus objetivos .Agora com a questão de deslocamento para atender casos envolvendo ocorrências contra a Criança ou Adolescente ,deve ser encarado com responsabilidade ,O Conselheiro tem que chegar ao ponto de ocorrência de qualquer forma .E ao começar um caso envolvendo a criança ou adolescente ,o conselheiro tem o DEVER ,de informar a andamento do caso as pessoas que pediram atendimento.Porque a criança não espera ,o momento dela é o presente ,para ter um melhor futuro.Por isso coloquei meu nome ,para concorrer ao Conselho Tutelar Centro.Aos responsáveis votantes digo que trabalharei com ética profissional ,com zelo pelo estatuto da criança e do adolescente e dedicação exclusiva como rege a lei.
    Um abraço.
    Paulo Rogério Oliveira dos Santos-34
    Candidato ao Conselho Tutelar Centro.

  2. Caro amigo Claudemir,
    Achei oportuna tua colocação sobre a eleição para o Conselho Tutelar.
    De fato esta é mais uma daquelas ocasiões em que a população deveria estar bem informada sobre todo o processo que envolve a escolha desses conselheiros, pois eles terão que atuar diretamente na comunidade.
    Quem os elege?( Representantes de Escolas, Entidades de Atendimento, etc…)
    Para que? Agir em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente.
    Um conselheiro deve ter conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente
    ( Lei 8069/90) da rede de atendimento, conhecimento das políticas públicas,
    Acesso ao poder público entre outras coisas, mas o primordial, em minha opinião é a identificação com a causa e o COMPROMETIMENTO.

    Segundo informações do Conselho de Direitos, todas as Entidades com poder de voto, receberam orientações sobre como escolher estes conselheiros, qual o perfil ideal para a atividade, portanto quero crer que ao entrevistar os candidatos cada entidade será capaz de avaliar quem está apto para desempenhar esta tarefa árdua.

    Percebo que as pessoas, principalmente das Escolas ( não sei se por falta de conhecimento das atribuições do conselheiro tutelar, ou se por falta dos próprios conselheiros) tem uma certa reserva em relação as eleições.
    O que tem acontecido é que quando nós candidatos chegamos para nos apresentar, primeiro ouvimos uma série de reclamações quanto ao atendimento de alguns conselheiros.
    Aconteceu inclusive de uma Diretora de escola perguntar se eu tinha carro próprio, pois houve um caso em que ele chamou o conselho e a conselheira alegou que não iria, pois o carro do conselho estava estragado.

    Como tenho filiação partidária e ligação com o meio político, senti necessidade de esclarecer que é pela segunda vez que tento ingressar no conselho, com o único propósito de trabalhar pela causa da criança e do adolescente.
    Estou fazendo minha campanha, expondo minhas propostas, tentando meu espaço pelos meus méritos e através da capacidade que tenho.

    Tenho a convicção de que este processo que envolve a escolha dos Conselheiros
    Precisa e pode ser melhorado.

    Se existisse uma espécie de estágio não remunerado, onde os interessados em ingressar no conselho fossem avaliados no momento em que as situações ocorrem, sejam na escola ou na comunidade aposto que o numero de inscritos seria bem menor.

    Por outro lado, quem é do meio sabe, que o maior problema é que a rede de atendimento não funciona como deveria, por isso, a necessidade do COMPROMETIMENTO, pois estamos tentado entrar em uma atividade já sabendo das dificuldades que existem.
    Não dá para depois de estar eleito (a), culpar o sistema pela falta de responsabilidade e compromisso com a causa.

    O mandato de conselheiro é de 3 anos, permitindo uma recondução.
    E quanto ao numero de votos pelas minhas contas são em torno de 200.

    Concordo que é uma briga de foice e martelo…E lamento!!

    Um abraço.
    Giovana Rossi
    Candidata ao Conselho Tutelar Centro.

    O processo se dá da seguinte maneira:
    1. Na inscrição são solicitados os seguintes documentos:
    -RG,CPF, Comprovante de residência, Certidões Negativas Civil e Criminal da
    Justiça Estadual e Federal, Comprovante de Quitação Eleitoral.

    – Depois de homologadas as inscrições, passamos por um curso preparatório onde é exigida freqüência mínima de 80% e logo em seguida é aplicada uma prova objetiva sobre o ECA, onde é necessário acertar 60% .
    – Os aprovados nessa etapa, passam por uma dinâmica de grupo e avaliação individual com uma psicóloga, depois por último uma entrevista com psiquiatra.
    -Concluído este processo, começa o período de campanha, onde recebemos uma lista com mais ou menos 200 eleitores ( entre escolas ,CPMS e Entidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo