MAIS-MAIS DO DIAP. Ranking aponta quatro deputados gaúchos em ascensão. Um é Pimenta
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) é uma das instituições mais respeitadas do parlamento. É responsável, por exemplo, pela elaboração de uma lista, com critérios técnicos e políticos, em que aponta os parlamentares mais influentes do Congresso. Sempre há gaúchos, e nunca poucos, nessa relação. Normalmente, são os mais experientes que estão nela.
Outra lista feita pelo DIAP é a dos deputados (e senadores) em ascensão no parlamento brasileiro. Pois foi nesta relação que, pela primeira vez, é incluído o deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT). Ele faz companhia a outros três gaúchos: outra petista, uma comunista do B e um petebista.
Sobre a presença de Pimenta na lista e as razões que motivaram a sua entrada, acompanhe reportagem distribuída há pouco por sua assessoria. O texto é assinado pelojornalista Fabrício Carbonel, com foto da Agência Câmara de Notícias. A seguir:
“Paulo Pimenta: um parlamentar em ascensão na Câmara dos Deputados, segundo o DIAP
A atuação destacada do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) na Câmara dos Deputados tem consolidado o petista como uma das principais lideranças do parlamento brasileiro. Em relação divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), na última segunda-feira (31), Pimenta integra a lista dos parlamentares em ascensão no Poder Legislativo Federal. Ao lado de Pimenta, como representantes do Rio Grande do Sul, estão as deputadas Maria do Rosário (PT) e Manuela D´Ávila (PcdoB) e o deputado Luiz Carlos Busato (PTB).
Segundo o DIAP, entende-se por parlamentar em ascensão aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desencumbindo bem delas. Fazem parte desta categoria também os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
Entre 2009 e 2010, Pimenta foi indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para ser o relator da CPI da Violência Urbana, Comissão que vai propor um novo modelo de política de segurança pública para Brasil, baseando suas iniciativas em propostas de melhorares condições de trabalho aos profissionais de segurança. Mais recentemente, foi indicado para ser o Presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, Comissão criada em 2001 para garantir e facilitar o acesso da população brasileira ao Poder Legislativo.
Integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, Pimenta denunciou os abusos cometidos pelos chamados Call Center’s e iniciou o debate público sobre a regulamentação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no Brasil. A luta de Pimenta resultou no decreto Nº 6.523, assinado pelo Presidente Lula em 2008, que regulamentou esse tipo de serviço no país. É o autor do Projeto de Lei que obriga as operadoras de TV por assinatura a ofertar canais avulsos aos assinantes, combatendo uma prática corriqueira no mercado de televisão por assinatura, que é a venda casada, mascarada na venda de pacotes fechados.
Nesse período, Pimenta também liderou no Congresso Nacional a luta por uma nova legislação do Fies – Programa de Financiamento do Ensino Superior, lei sancionada pelo Presidente Lula em janeiro desse ano, que reduziu os juros do Fies de 9% para 3,4%. Foi um dos primeiros deputados a propor uma discussão mais profunda a chamada “Epidemia do Crack no Brasil”, tanto que representou a Câmara dos Deputados, em dezembro de 2009, em encontro promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxidependência realizado em Lisboa, que discutiu a evolução das drogas na Europa e a política européia de combate ao tráfico e ao uso de substâncias entorpecentes.
No início de 2010, enquanto os municípios gaúchos contabilizavam prejuízos causados pela chuva, Pimenta assumiu o papel de principal interlocutor entre as cidades do RS e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, agilizando a liberação de recursos para as administrações iniciarem, o mais rápido, o trabalho de recomposição de pontes, bueiros e estradas vicinais, nas comunidades gaúchas.
Além disso, o petista é também membro da Frente Parlamentar em Defesa do diploma de jornalismo e autor da Proposta de Emenda à Constituição 386/09, que contrapõe a decisão “equivocada” do Supremo Tribunal Federal e restabelece a obrigatoriedade da formação em jornalismo para exercício da atividade profissional no país.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A grande surpresa desta eleições chama-se LUIS FERNANDO ZÁCHIA. Terá com certeza mais de 100 mil votos. Será o segundo ou terceiros mais votado pelo PMDB/RS a bancada Federal.
@Lerguino Ferro
Não disfarça rapaz!
Não sou Eleitor do Sr. Pimenta (já fui), mas ele eh um bom representante de Santa Maria e região na Câmara dos Deputados,e muito tem feito pela Boca do Monte e arredores.
@Jose Delcatti
Eu voto no Fabiano Pereira, achei que tu votava nele também. Um abraço e até 2012.
@Alberto
Que nível baixo seu Alberto! Não se trata de fuzilaria,trata-se de reconhecimento mesmo!Quanto ao resto que o senhor disse , é muito fácil faze-lo dessa forma covarde se escondendo com palavras ao vento,me parece que o senhor sim faz parte de uma certa tropa de choque que anda por aí!
@Lerguino Ferro
Lergui,não fique asim,eu sei que voce apoia outro candidato,inclusive adotou sobrenome parecido com o dele, não sou do Amplo mas voce também já andou por lá!
Mas somos todos gente boa como diz o “poderoso Benson”.
E Agora essa!
O povo tem memória curta mesmo chê!
Dizer que santa maria se arrependeu por não ter eleito esse senhor a prefeito, hahahaha! Um político misterioso como pimenta me faz lembrar a época dos coronéis, não podia falar e nem questionar suas posturas que vinha a tropa de elite com a infantaria te fuzilar
é uma vergonha pra mim ter paulo pimenta como deputado, simplesmente porque voto em quem acredito, quero honestidade na política e coisciência da população em ter certeza do seu voto a minha é em não votar neste nobre deputado
Pdilha e pimenta são parecidos, só difere o tempo de lobismo, Santa Maria é um berço notável mas esses exemplos não fazem parte deste legado
Que coisa triste! A política as vezes parece uma gaiola de ratos!
@Jose Delcatti
O Delcatti, achei que tu tinha saído do Amplo há muito tempo. Deve ser uma recaída. Heheheheh!
Ele tem essas voltas ao passado às vezes, mas é um cara bom.
Quero agradecer as palavras do editor deste sitio, o qual sabe que conta com minha admiração. Quero também agradecer aos críticos e dizer que minha intenção foi em colaborar, pois como Pimenta são gaúchos que se destacaram entre muitos deputados e senadores. Obrigado aos criticos mais uma vez também não tenho problema com criticas ao contrario de alguns políticos e suas corjas que tem medo da verdade.
@Roberto
Eu entendo a manifestação do Roberto, mas para mim particularmente que sou de Santa Maria e votei no Pimenta é muito satisfatório ve-lo em destaque.
Se olharmos os resultados eleitorais de nossa cidade veremos muitos votos para candidatos de fora,Pimenta seguidamente sofre ataques injustos de uns e outros que fazem um tipo de disputa fora da política, mas os dados mostram que a ajuda dele para toda a região é muito grande, entendo que as pessoas queiram dar oportunidades para outros jovens políticos, mas a reeleição de Pimenta é fundamental para a nossa Santa Maria.
Muito mais ainda se for confirmada em outubro aquilo que me parece uma tendencia irreversível, Dima rapar as fichas!
Não podemos cair nessa do “já tá eleito” porque isso é uma maneira desonesta de alguns candidatos para tirarem votos daqueles que o povo adimira.
Em time que tá ganhando não se mexe , Santa Maria experimentou e já se areependeu.
É lamentável que alguém da Quarta Colônia queira se queixar do fato do Pimenta estar na lista do DIAP. Se enumeramos os projetos e emendas que o deputado elencou e confirmou para TODOS os municípios (portanto administrado por TODOS os partidos: PP, PMDB, PT, etc.), vai faltar espaço nesta coluna!!! “Pelamordedeus”, vamos reconhecer o trabalho do cara! Nenhum dos outros destaques do DIAP, sejam ascendentes ou confirmados, fez sequer um décimo para toda a região do que fez o Pimenta.
@Roberto
Bah! E nenhum é do PMDB da Quarta Colonia!Nem de Tupã! (NOTA DO EDITOR: o Valentim não tem culpa, claro. Mas este editor tem o sobrenome do Roberto, por isso fez a afirmação. Que confirma)
Caro Claudemir, segue a lista dos deputados e senadores do RS apontados pelo Diap, desta forma colaboro para a sua notícia não parece tendenciosa.
RIO GRANDE DO SUL
Deputados
Beto Albuquerque (PSB)
Darcísio Perondi (PMDB)
Eliseu Padilha (PMDB)
Henrique Fontana (PT)
Ibsen Pinheiro (PMDB)
Marco Maia (PT)
Mendes Ribeiro Filho (PMDB)
Onyx Lorenzoni (DEM)
Pepe Vargas (PT)
Vieira da Cunha (PDT)
Senadores
Paulo Paim (PT)
Pedro Simon (PMDB)
Sérgio Zambiasi (PTB)
Como exposto este esta em uma outra lista, mas não inclui aos 100 mais do congresso.
(NOTA DO EDITOR: a notícia não parece tendenciosa, muito menos é tendenciosa. Apenas que trata de uma coisa: os parlamentares EM ASCENSÃO, segundo o DIAP. De outro lado, é MUITO IMPORTANTE a colaboração do Beto, que é um peemedebista militante de qualidade na Quarta Colônia, leitor habitual deste sítio e, o que é mais legal, traz informações adicionais que também são boas para o Rio Grande do Sul, independente de partido. Gratíssimo, em nome de todos os leitores).