CongressoDestaque

BRASÍIA. Lira reúne líderes nesta segunda-feira (20) para discutir taxação de lucros da Petrobras

Câmara aprovou o PLP 18/22, que torna os combustíveis serviços essenciais

Lira: Petrobras foi insensível ao fazer reajustes enquanto o Congresso busca reduzir tributos. Foto Paulo Sérgio / Câmara dos Deputados

Por Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai reunir os líderes partidários nesta segunda-feira (20) para analisar proposta de taxação dos lucros da Petrobras e mudanças na política de preços praticada pela estatal. Em entrevista à Globonews na sexta-feira (17), ele fez duras críticas ao novo aumento anunciado ontem pela empresa: 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel.

Lira também defendeu a renúncia do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho. “Estamos perplexos. Claramente esse anúncio é uma retaliação pela sua demissão. Está fazendo mal ao Brasil e à economia brasileira”, disse Lira. O governo anunciou a demissão de Coelho no fim de maio, mas a substituição depende de nova assembleia de acionistas da empresa.

Na última quarta, a Câmara aprovou o PLP 18/22, que torna os combustíveis serviços essenciais e limita a tributação de ICMS sobre o produto. O presidente da Casa criticou a “falta de sensibilidade” do conselho diretor da Petrobras pelo anúncio do aumento em meio a essa discussão.

“Isso faz com que tenhamos que tomar medidas mais duras contra a Petrobras”, afirmou.

Lira vai reunir o colégio de líderes para discutir como dobrar a taxação do lucro da empresa (CSLL) e alternativas à política de preços a Petrobras, hoje indexada ao dólar.

“A Petrobras não dá um sinal a diminuir seu lucro de 30%, está trabalhando para pagar dividendos a fundos de pensão internacionais. Não custava nada esperar resultados do que estamos fazendo para diminuir a inflação para os mais vulneráveis antes de anunciar novos aumentos”, criticou.

Com a nova taxação, Lira espera reverter recursos para população e criar, por exemplo, “voucher combustível para caminhoneiro e taxistas”.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É um circo. Governo, BNDES, Fundo Soberano, etc. detém algo como 64% da empresa de economia mista. 2010, Petrobras ‘comemorou’ a ‘maior capitalização do mundo’, Emitiu dois bilhoes (arredondando) de ações ordinarias e outros dois bilhões de ações preferenciais. Governo Molusco com L., o honesto. Aquele que diz que o governo perdeu o controle da empresa; pelo menos não encheu os bolsos na empresa ao que se sabe. Na bolsa de NY papeis são negociados desde o governo Efeagá, 2000. Dizem que é listada na bolsa de Madrid também. Ou seja, intervenção na empresa que prejudica investidores que lá colocaram seu dinheiro de boa fé ( Vermelhinhos podem latir a vontade). Ultima intervenção foi no desgoverno Dilma, a humilde e capaz, e a indenização para os ianques bateu nos quatro bilhõe de dolares. Valor das ações dispararam com a guerra da Ucrania e agora cairam com a noticia da intervenção. Há a discussão juridica, lucros que o governo recebe já amarrados no orçamento, noventena e anualidade do tributo, generalidade da lei, etc. O que vai sair disto tudo não se sabe. Resumo da opera: não existe saida facil e indolor. Se tivesse que apostar antes de privatizar querem quebrar a petrossauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo