Arquivo

”Pé na estrada”. PPS quer viabilizar candidaturas a prefeito em 164 municípios, SM inclusive

A idéia é ousada, cá entre nós. Mas também já foi perseguida (e alcançada) por outros partidos que, nascendo pequenos, se tornaram grandes nos embates, inclusive nas derrotas. O exemplo mais notório, para o bem e para o mal (conforme a opinião de cada um, que é livre) é o Partido dos Trabalhadores. Sempre concorreu a prefeito, com a cabeça de chapa preferencialmente, até que se tornasse forte a ponto de eleger alcaides em todo o País, além de governadores e, 20 anos depois de nascido, o Presidente da República.

 

O Partido Popular Socialista, o antigo PCB, o “partidão”, faz muito revogou as teses comunistas. Hoje é um partido centrista, no máximo. E tem alguns comunistas (tão poucos que não saberia dizer quantos) e muitos ex-comunistas. Estes e aqueles, porém, são absolutamente minoritários na agremiação. É o progresso ideológico, diriam alguns. Outros preferiram manter a sigla PCB e não chegam a 20 (serão mais?) em Santa Maria.

 

Bem, mas a idéia é lançar candidatos a prefeito no máximo número possível de municípios. A prioridade, que é expressa no projeto “Pé na Estrada” são os 164 maiores municípios brasileiros – aqueles que têm mais de 100 mil eleitores. Santa Maria, obviamente, incluída. Se isso vai se concretizar, é difícil dizer. Na boca do monte, até que haveria um candidato. No caso, o ex-presidente do PMDB, Luiz Celso Giacomini. Ele, porém, já viu que não tem chance, pois a maioria do PPS local, ainda mantém na direção uma hegemonia de (raros) comunistas e (alguns poucos) ex-comunistas. E que, aqui, preferem uma aliança com o peemedebismo.

 

Não se sabe, ainda, como o enrosco vai terminar. Exceto que Giacomini prefere apoiar o petista Paulo Pimenta ao peemedebista Cezar Schirmer. O certo, porém, é que nacionalmente o PPS mantém a postura de concorrer com candidaturas próprias. A menos, claro, que mude de idéia (o que em política, mais que em qualquer outra circunstância da vida, sempre é possível). E este assunto, por certo, está sendo discutido neste início de semana em Brasília.

O Conselho Político nacional do PPS debate exatamente as eleições municipais de 2008. Não é improvável que o “Pé na Estrada”, e uma avaliação dele, estejam na agenda. A conferir.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a nota “PPS discute preparativos para eleições municipais de 2008”, publicada pela Folha Online.

Se você desejar saber mais informações sobre o projeto “Pé na Estrada”, do PPS, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo