EducaçãoUFSM

NOVO VESTIBULAR. Reunião extraordinária na UFSM cancelada e nova data marcada para decidir regras

No final da tarde desta quarta-feira, o Diretório Central de Estudantes da UFSM promove um DEBATE acerca das duas propostas existentes para a nova forma de ingresso na instituição. Os dirigentes da entidade consideram uma vitória o fato de não ter sido nada decidido ontem, como se previa.

Isso não aconteceu, como NOTICIEI ainda ontem à tarde (com comentários interessantes de leitores, todos, diga-se, engajados na disputa política), muito em função da mobilização dos estudantes – que convenceram o reitor da UFSM, Felipe Muller, a cancelar a reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), instância que deliberará sobre o tema.

Reitor, vice e representantes estudantis da Universidade: acordo em torno do adiamento

Agora, tudo ficou para sessão do dia 1° de julho. Isto é, dentro de uma semana. A propósito do que aconteceu ontem de manhã, acompanhe reportagem produzida pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm), entidade que se solidariza com os alunos. O texto e a foto são de Fritz Nunes. A seguir:

 “Pressão estudantil faz reitor adiar reunião do CEPE

Depois de uma mobilização de cerca de 100 estudantes, que nas primeiras horas da manhã desta terça protestaram junto ao prédio da reitoria e ocuparam a sala dos Conselhos, no 9ª andar do prédio da Administração Central, o reitor da UFSM, Felipe Müller, cancelou a reunião “extraordinária” do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A reunião em que seria apreciada a proposta da reitoria que implanta uma nova forma de ingresso na UFSM, e que tinha posição contrária dos estudantes, foi remarcada para a próxima quinta, 1º de julho. Quanto à reivindicação estudantil de que a proposta elaborada pelo DCE tramitasse no CEPE, foi acatada.

Conforme o reitor, a proposta do Diretório Central já está nas comissões competentes do CEPE para análise e emissão de parecer. Em relação a isso, o membro da coordenação geral do DCE, Eduardo Flech, comenta que o segmento está na expectativa quanto à avaliação das comissões. Disse também que a entidade estudantil solicitou ao professor Felipe Müller que na reunião em que for avaliada a proposta da Administração Central, o voto seja secreto para evitar pressões aos conselheiros.

O protesto iniciou por volta de 7h30min e pouco tempo depois, os estudantes que integram a diretoria do DCE, de diretórios acadêmicos, do pré-vestibular Práxis e do CESNORS, ocuparam a sala dos Conselhos no 9º andar da reitoria, portando cartazes e apitos em que instigavam a uma “rebelião contra o autoritarismo”.  Por volta de 10h30min, o reitor Felipe Müller e o vice, Dalvan Reinert, se reuniram com os estudantes para fechar um acordo e liberar o recinto. Durante o debate com Müller, os estudantes reivindicaram que haja uma alteração na composição dos conselhos superiores, para que estes passem a ser mais equilibrados, havendo paridade entre os segmentos. O reitor disse “vamos analisar”, pois seria preciso observar as questões legais.

Professores filiados à SEDUFSM, bem como diretores do sindicato, estiveram presentes no protesto e manifestaram solidariedade aos estudantes. Segundo o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, a seção sindical reitera a posição de defender a democracia na instituição. Para o dirigente, se a reitoria tem uma proposta nova de ingresso, mas os estudantes possuem outra, as duas devem ser analisadas em seu…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo