EconomiaPrefeituraSanta MariaTrânsito

CACISM POR SM. Prefeitura ouve e se explica à comunidade do nordeste da cidade

Em 30 de junho, a comunidade e a Cacism se reuniram no Esportivo. E hoje, na...

Não deixa de ser curioso: uma entidade empresarial, num interessante serviço de ouvir o que pensa a comunidade (empresários especialmente, mas não apenas), acabe servindo de intermediária entre o poder público e a sociedade. Algo que merece uma reflexão, cá entre nós.

Aos fatos. Há menos de 10 dias, dirigentes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), em mais uma rodada do evento “Cacism por Santa Maria”, se reuniu com lideranças da zona nordeste, no Clube Esportivo.

...sede da entidade empresarial, representantes da prefeitura ofereceram explicações

Com base no que então foi recolhido, convidou os mesmos líderes e também representantes da Prefeitura, para tratar dos temas abordados lá. O resultado foi o encontro que aconteceu esta manhã, na sede da entidade. Confira os detalhes, no material (texto e foto) produzido pela assessoria de comunicação da Cacism. A seguir:

CACISM reúne representantes da prefeitura e moradores da Zona Nordeste

O presidente do Escritório da Cidade Julio Rasquin e o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Miguel Passine, e , vieram até a CACISM na manhã desta quinta-feira para uma reunião com moradores da zona Nordeste da cidade. Resultado da reivindicação dos moradores e proposta pelo presidente da CACISM, Paulo Ceccim, a reunião teve o objetivo de esclarecer questionamentos dos empresários da região.A reunião de hoje foi resultado do último encontro entre os moradores da zona Nordeste e a CACISM, no projeto “CACISM por Santa Maria”, realizado no dia 30 de junho.

As principais preocupações discutidas durante a reunião foram os problemas com o sistema viário do bairro, especialmente na Rua Castro Alves. O presidente do Escritório da Cidade, Julio Rasquin, enfatizou que já foi feito pedido de recursos para realização de um projeto para viabilizar um melhor acesso à rua.  De acordo com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Miguel Passine, são cerca de 3,5 mi previstos para serem investidos apenas da Rua Castro Alves.

Outro problema apontado pelos moradores foi a falta de sinalização aérea das ruas e bairros. Neli Leschko, membro da Associação de Moradores do bairro Perpétuo Socorro, exemplificou que em uma ocasião, o Corpo de Bombeiros se perdeu entre as ruas durante uma ocorrência, por não haver sinalização adequada. Miguel Passione afirmou que a colocação das placas de sinalização é a prioridade entre as mudanças propostas para o bairro.

Questionado sobre como o trânsito vai fluir com a construção do túnel da Avenida Rio Branco, Julio Rasquin explicou que, como o projeto é antigo, muitos ajustes foram feitos e acabaram excluindo alguns complementos. “Estamos preocupados no conjunto, por isso pedimos a complementação do projeto, pois falta a iluminação definitiva, acesso e asfaltamento”, completa.

O vice-presidente da entidade, Ademir José da Costa, afirmou que essa foi uma das reuniões mais bem-sucedidas realizadas pelo projeto. Da parte dos moradores, também há expectativas. Maria Lucia da Silva, secretária da Associação de Moradores, espera que as propostas discutidas na reunião sigam em andamento e haja a concretização de resultados.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Como quem enxerga de fora, observo nestes encontros a ocupação de um espaço importante na participação dos cidadãos, de forma individual ou coletiva. Muitos são os canais de participação, mas poucos são desenvolvidos de forma organizada, com dinâmicas e objetivos bem definidos como me parece ser o caso destes encontros promovidos pela CACISM que, no mínimo, tem a credibilidade suficiente para mobilizar também o poder publico.
    Existem outras iniciativas semelhantes mas muitas se perdem, pecando na organização e por encobrir objetivos outros que não a efetiva participação da população na busca de soluções para os problemas da cidade. Ainda mais em épocas eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo