CulturaSanta Maria

CESMA INCLUÍDA. Brasil, Argentina e Paraguai têm protocolo para promover o audiovisual

Olha só a boa notícia que chega, a partir da participação, na província de Missiones, na Argentina, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma),através de seu presidente, Luiz Alberto Cassol. Que, diga-se, também é o coordenador do festival Santa Maria Vídeo e Cinema.

O material a seguir foi produzido pela assessoria de comunicação da Cooperativa, em texto assinado por Rodrigo Ricordi. Acompanhe:

Brasil, através da CESMA, Argentina e Paraguai assinam documento para promover o audiovisual na região.

No último dia 16, na cidade de Posadas, província de Misiones, na Argentina foi assinado um acordo de cooperação para o desenvolvimento da produção audiovisual no Mercosul. O ato se realizou com a presença da ministra das Cooperativas, Mutual, Comércio e Integração, Fabiola Bianco, juntamente com a Secretária de Cultura, Griselda Martinez.

O acordo é parte do projeto Campus Guayrá do Programa Oberá Siembra Cine e do Foro Entre Fronteras. Assinaram o documento Marcelo Perez, diretor da Área de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura Chaco (Argentina), Luiz Alberto Cassol, presidente da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (RS, Brasil) e Miranda Juan de Kino, para Film Collective (Paraguai).

O acordo visa criar políticas de desenvolvimento audiovisual no Mercosul, principalmente no noroeste da Argentina, no sul do Brasil e  no Paraguai. A intenção, também, é promover redes de comunicação e intercâmbio de profissionais do meio audiovisual.

Além disso, as partes pretendem criar oportunidades de educação, formação e investigação no setor audiovisual e cultural, profissionalizar e qualificar os recursos humanos que trabalham na região, a divulgar sistemas de exibição, distribuição e comercialização regional, arquivamento, recuperação e conservação da produção audiovisual e promover a cooperação regional no campo do audiovisual e da comunicação.

O Foro Entre Fronteiras é um fórum itinerante que reúne 14 organizações de audiovisual e comunicação de setores governamentais e não-governamentais na região sul do Brasil, Paraguai e noroeste da Argentina, com o objetivo de propor políticas e projetos para o desenvolvimento de produção audiovisual na região. Neste momento o fórum está produzindo a série de documentários de TV,

“Parcerias Entre Fronteiras”. O Fórum se propõe como um espaço dinâmico para a produção audiovisual com o objetivo de colaborar no desenvolvimento de um pólo de produção audiovisual baseados em circuitos regionais de comunicação participativa e da economia social.

CESMA, Santa Maria Vídeo e Cinema e outras instituições estiveram presentes no Festival de Cinema de Oberá

A assinatura do convênio, na cidade de Posadas, aconteceu em meio à realização do Festival Internacional de Curtas-Metragens da cidade de Oberá, também na província de Misiones. O festival aconteceu de 13 a 18 de julho. 

A presença de representantes do Brasil no festival reforça a importância do convênio. Desde 2007 o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC  mantém parceria com o Festival Oberá em Curtas com o intercâmbio de mostras de filmes.

Além disso, somados a CESMA, Cineclube Lanterninha Aurélio  e ao Festival de Cinema de Santa Maria, participam do Fórum Entre Fronteiras outras entidades do audiovisual do país como o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Estação Cinema – Associação dos Profissionais de Cinema de Santa Maria, Fundacine – Fundação de Cinema RS e APTC/ABD RS – Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo