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E OS CAMINHÕES? Redimensionar estacionamento é bom. Mas sem enfrentar os grandões, é só pirotecnia

Beleza: mais facilidade para transitar na rua Astrogildo de Azevedo. E em outros dois locais do centro

A prefeitura municipal, via secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, anunciou ontem modificações importantes, significativas e, diria este (nem sempre) modesto repórter, necessárias. Mas, ainda assim, absolutamente insuficientes se o gestor público não tiver coragem, peito, para enfrentar um problema até aqui insolúvel: impedir o trânsito de caminhões (de que porte sejam) pelas ruas do centro da cidade.

E também, em vez de inundarem o centro de áreas de carga e descarga (como uma, absolutamente humilhante, na rua Serafim Valandro, bem pertinho da rua Tuiuti), limitarem o horário para a noite, como acontece em qualquer centro urbano minimamente organizado.

Quem, na prefeitura, terá peito para enfrentar grandões como este, que “atravessa” a esquina da Floriano com Venâncio

Antes disso, embora boas, qualquer organização ou corte ou mudança ou realocamento de áreas para estacionar serão apenas medidas de efeito parcial e pouco duradouro. E tenho dito. Ah, sobre as mudanças de agora, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Maria Luiza Guerra. A foto da Astrogildo é de João Vilnei. E a do caminhão é de Bianca Pereira Moreira (deste sítio). Confira:

Vagas de estacionamento no centro sofrerão mudanças

A prefeitura de Santa Maria, através da secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, informa que em três vias do centro da cidade, em breve, não será mais permitido o estacionamento e a parada de veículos. Os carros não poderão estacionar no lado esquerdo das ruas Astrogildo de Azevedo (entre a Roque Calage e Riachuelo), André Marques (entre Venâncio Aires e Andradas), e Floriano Peixoto (entre a rua Venâncio Aires e Andradas).

A mudança irá ocorrer no momento que a secretaria de Controle e Mobilidade Urbana adquirir as placas de sinalização. O processo de compra do material está em fase final de aquisição, no Setor de Licitação da prefeitura. O secretário da pasta, Sérgio Renato Medeiros, conta que já existe orçamento reservado para essa compra na secretaria.

Medeiros esclarece ainda que, na cidade, existem aproximadamente mil vagas de estacionamento pago e, apesar da extinção das vagas nas três ruas de Santa Maria, o número será mantido, pois será implantado estacionamento com parquímetro no canteiro central da Avenida Rio Branco. Medeiros explica que o objetivo do estacionamento pago é aumentar a rotatividade dos veículos e, com isso, diminuir o tempo que os condutores ficam à procura de vagas, que culmina em longos congestionamentos…”

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Um Comentário

  1. Proibição do trânsito de caminhões, fiscalização rigorosa e multas em profusão para todos (caminhões, carros e motos).

    Já foi feito assim em outras cidades e deu certo.

    Fazer mais e fazer direito é enfrentar este tipo de desafio…

  2. Fiquei com uma dúvida… O prefeito ouviu o seu principal órgão consultivo para mobilidade urbana, o Conselho Municipal de Transportes, antes de decidir sobre o assunto?
    Ou será que estou equivocado quanto as funções do CMT?

    A propósito, saem de cena os trabalhadores vendedores ambulantes e entra quem? Quem? Os PARQUÍMETROS! SHAZAM!!!

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