InternetJornalismoMídiaMundo

FUTURO. Já há um lugar em que um jornal online tem mais influência que um impresso

Você tem idéia clara, inclusive porque a transparência é norma deste sítio, do quanto somos lidos – modéstia às favas. Já há mais de 200 mil hits contabilizados neste mês de julho, permitindo supor que seja possível quebrar mais um recorde. Mas disso veremos mais adiante, no tempo, com certeza.

O fato é que já há um lugar (e não é qualqueeeer lugar) em que um veículo da internet consegue botar no bolso toda a imprensa impressa, em termos de influência. E o pessoal já se vê obrigado a prestar atenção. O que, acredite, não é pouca coisa.

Onde é e por que você fica sabendo no artigo de Ruy Martins, e publicado originalmente no sítio “Direto da Redação”, editado por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. Martins é ex-correspondente d’O Estado de São Paulo e da rádio CBN na França, onde viveu exilado muitos anos. Hoje mora em Berna, na Suíça. Acompanhe:

Jornal online ganha na França

Muita coisa se tem escrito sobre a transição da mídia papel para a eletrônica e as indagações mais comuns são se o jornal virtual ou portal eletrônico na Internet consegue ter assinantes e se poderá provocar o mesmo impacto do jornal impresso.

A atualidade francesa nos permite uma resposta clara e precisa – o portal ou jornal eletrônico online Mediapart provocou com suas revelações uma séria crise no governo do presidente francês Sarkozy e, em apenas dois anos de existência, reúne 30 mil assinaturas pagas. Toda atualidade política francesa destes últimos dias – rádios, tevês e jornais impressos – se baseia, cita ou se refere ao portal Mediapart.
Mediapart não tem versão impressa, emprega 25 jornalistas de investigação e se destina, como afirma na primeira página, a uma clientela insatisfeita com os jornais impressos e as informações na telinha, geralmente as versões online da mídia impressa francesa, dominada pelo presidente Sarkozy.

Um fato a destacar – o governo francês tenta minimizar a importância das acusações por terem como origem um site eletrônico, mas não consegue êxito nesse objetivo. Mediapart goza do mesmo peso e influência da mídia impressa e mostra a verdadeira dimensão da mídia do futuro, sem um suporte material e tátil porém com a mesma credibilidade…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo