LUNETA ELETRÔNICA. O que significa, afinal, votar em quem “se preocupe” com SM? Isso e várias outras notas
* Fórum de Entidades Empresariais quer reeditar campanha para os eleitores de Santa Maria votarem em nomes da cidade, para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
* Mas farão uma curiosa adaptação: não votar “em santa-mariense” mas em quem “se preocupe com Santa Maria”, como DECLAROU o coordenador da entidade, Souvenir Machado ao Diário de Santa Maria.
* Pooois é. Afinal, como fazer campanha desse tipo se, por exemplo, partidos grandões da cidade, como PP e PSDB sequer apresentaram candidatos à Câmara.
* DEM e PSDB, que em Santa Maria são pequeninos, se reúnem para ver como tocam a campanha, aqui, de José Serra.
* Pretendem, demos e tucanos, formar um comitê suprapartidário pró-Serra/Índio. Talvez seja possível saber, assim, como funcionará, na boca do monte, a “imparcialidade ativa” do PMDB. Taaalvez.
* Quem está bem ativo, entre outros concorrentes de outubro, é Paulo Pimenta. Após inaugurar quatro comitês no fim de semana, inclusive o maior deles, em Santa Maria, o petista foi em seis comunas, nesta segunda.
* Pimenta, informa sua assessoria, esteve em Santiago, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Unistalda e São Borja. É, como ele chama, a caravana de “quem faz acontecer, tem história para contar”.
* Nos encontros nas cidades, Pimenta apresenta levantamentos sobre o que melhorou em cada uma e o que ainda precisa ser feito, além de distribuir materiais que mostra “o que o governo Lula e Dilma fizeram e vão fazer em favor do Brasil”.
* E, claro, num “link” com a campanha gaúcha, fala sobre como “as propostas de Tarso Genro podem colocar o Rio Grande no mesmo nível de crescimento do País”.
* Sabe quantos pretendem virar Senador, no Brasil, a partir do próximo ano? Exatamente 268 (antes de eventuais impugnações judiciais). São 5 pretendentes para cada uma das 54 vagas disponíveis.
* O Rio Grande do Sul está mais ou menos dentro da média nacional: são 11 concorrentes, ou 5,5 para cada uma das duas cadeiras em disputa.
* Uma (boa) nota econômica. INFORMA Lauro Jardim, na versão online da seção “Radar”, da ex-revista Veja: “o Brasil acumulou 5 bilhões de dólares em reservas internacionais em apenas 45 dias.”
* Com isso, chegou-se, mais uma vez, a um montante “nunca visto antes na história do País”: agora, as reservas somam 255,3 bilhões de dólares, um montante 25% maior do que o acumulado há um ano.
* O PDT ficou mesmo preocupado com a adesão pública de um de seus ícones gaúchos, Alceu Collares, à candidatura petista de Tarso Genro – a revelia da posição oficial do pedetismo, coligado com o PMDB de José Fogaça.
* Tanto que resolveu recrudescer, em relação à posição da semana passada, e encaminhou denúncia ao conselho de ética nacional do partido.
* Como se sabe, esse tipo de decisão, quando for dada terá pouco efeito. Afinal, deve vir apenas após o pleito de outubro. E daí,bem.. a conjuntura pode ser bastante diferente da atual.
* Ah, e por que o comando do PDT resolveu endurecer? Simples: o exemplo de Collares começou a se multiplicar, por enquanto ainda timidamente (mas de forma consistente), no interior do Estado. Melhor, então, dar um para-te-quieto.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Jader Hoffmeister
Menos Jader, o problema é de arrecadação do municipio, não tem verbas para as CONTRA PARTIDAS.
@Jader Hoffmeister
vc so fala na votação,cita as emendas deles também.
Claudemir! Já que estás voltando ao assunto, que ontem rendeu 17 comentários, o que demonstra o interesse sobre o assunto. Vou ficar no aguardo que os defensores do “voto inútil” divulguem aqui ou me enviem ([email protected]) as verbas trazidas pelos paraquedistas federais que pediram, e levaram, votos daqui da terra em 2006. Vou citar apenas 4, todos pedintes e hoje deputados federais. Manuela D’ávila (a Bela): 3.822; Luciana Genro (a Fera): 7.186; José Otávio Germano: 3.638; Emília Fernandes: 3.000.
Um dado impressionante: Em 2006, em Santa Maria, votaram 156.410 de um total de 189.131. Pois, desses 156.410, pasmem, 70.287 eleitores (45%) votaram em paraquedistas. Os motivos? Bem, foram os mais variados: uma porque era linda (e continua sendo), outra porque era (e também continua) boa de briga), outra porque era perua (continua?), outro porque era vizinho aqui de Cachoeira e assim vai lista de motivos. Porém, se esses votos fossem concentrados em candidatos daqui, não elegeríamos mais um federal trazer verba da grossa aqui para SM? Esperamos que, este ano, o nosso prefeito não imite o anterior e apoie de forma explícita um candidato de fora, como fez o prefeito anterior. É inadmissível o líder maior do município renegar todos os candidatos locais por um de fora, ainda que seja do seu partido. Líder, de verdade, é aquele que defende os interesses da sua comunidade acima de qualquer coisa e coloca isso muito acima de qualquer vaidadezinha e briguinha, mais própria para comadres.
Quem me desculpem os que defendem o “voto inútil”, mas, é o que penso. Argumentos contrários são bem-vindos. Porém, o melhor argumento para mostrar que esta tese está errada é mostrar com as verbas (da grossa) que um desses paraquesdistas trouxeram para Santa Maria. Um abraço a todos, prós e contras.