DestaqueEconomia

NEGÓCIOS. Empreendedora de SM é finalista do prêmio “Empretec Women in Business”, da ONU

Paula Dalla Vechia é uma das gaúchas qualificadas à distinção internacional

Material distribuído pela Gerência Regional Santa Maria do Sebrae/RS

Paula Dalla Vecchia, santa-mariense, uma das duas empreendedoras gaúchas (entre seis brasileiras) na final de prêmio internacional da ONU (Foto Arquivo/Divulgação)

As gaúchas Lidia Linck e Paula Dalla Vecchia estão entre as seis brasileiras selecionadas para representar o Brasil na fase internacional do 9º Prêmio Empretec Women in Business, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A cerimônia global será realizada em outubro de 2025, no Vietnã, durante o Fórum Mundial de Investimentos da ONU.

Criado em 2008, o prêmio reconhece mulheres empreendedoras de países em desenvolvimento, cujos negócios geram impacto social, ambiental e econômico, com base em critérios como inovação, liderança, sustentabilidade e potencial de replicação.

A seleção brasileira foi conduzida pelo Sebrae, responsável exclusivo pelo Empretec no país. O Empretec é um programa presente em 50 países, voltado para o desenvolvimento de características empreendedoras e fortalecimento de negócios inovadores. No Brasil, o Sebrae é a única instituição com chancela para aplicar sua metodologia. Ao todo, foram 358 inscritas de todo o Brasil, sendo 14 do Rio Grande do Sul, que agora se vê representado por duas finalistas.

Para Rúbia Marques Dornelles, Analista de Soluções e Gestora Estadual do Empretec, o resultado revela a força do empreendedorismo que emerge fora dos grandes centros: “Esse reconhecimento internacional é uma grande vitrine para as empreendedoras brasileiras. Mostra o quanto o Brasil tem lideranças femininas com soluções transformadoras em diversas áreas, especialmente quando olhamos para o interior do país, em que, muitas vezes, a inovação é invisibilizada”, destaca.

Paula Dalla Vecchia, de Santa Maria, está concorrendo na Categoria Inovação pela empresa Zeit. Paula é Fundadora e Diretora de Operações e P&D na empresa, e desenvolve tecnologias portáteis de agrodiagnóstico com Inteligência Artificial embarcada, capazes de funcionar offline. Suas soluções levam o laboratório até o campo, permitindo análises de solo, leite e nutrientes em tempo real, com precisão e autonomia, inovação especialmente relevante para regiões rurais com pouca conectividade.

Natural de Santa Rosa, Lidia Linck é sócia da Biotecno, empresa com sede em Sapiranga, que desenvolve equipamentos científicos para conservação e transporte seguro de vacinas e medicamentos. Veterinária de formação, ela deixou a carreira para assumir a gestão do negócio fundado por seu pai. A Biotecno lidera o desenvolvimento de tecnologias de refrigeração com autonomia térmica, inovação que já influenciou mudanças na legislação brasileira sobre o transporte de imunobiológicos. A empreendedora concorre na Categoria Liderança.

Ela defende que a inovação não precisa vir das capitais. “Foi quando representei o Brasil no Vale do Silício, indicada pelo Sebrae, que percebi o valor do trabalho feito no interior e da forma como as mulheres lideram: com suavidade, resiliência e visão de longo prazo”, conta. 

Além das duas gaúchas, outras quatro brasileiras foram selecionadas: Adriana Fernandes (SP), na Categoria Inovação, com alimentos para pessoas com severas restrições alimentares; Silvana Maria Nunes (RJ), na Categoria Liderança, com roupas adaptadas para pessoas com deficiência física; Izabel Castanha Gil (PI), na Agricultura Sustentável, que cria alimentos a partir da polpa do jatobá; e Andreyna Santos (SE), na Categoria Jovem Empresária, com a plataforma que conecta costureiras autônomas à indústria têxtil.

As seis histórias foram enviadas à UNCTAD, que escolherá até setembro as dez finalistas globais para participarem da cerimônia de premiação em outubro, no Vietnã.

Mais informações Empretec

O Sebrae RS está com inscrições abertas para a edição 2025 do Empretec. O Seminário será oferecido em Santa Maria entre os dias 4 e 9 de agosto, em uma única turma neste ano. Interessados podem participar da palestra gratuita de sensibilização “Desafie-se”, que ocorrerá no dia 15 de julho, às 19h, no espaço de negócios do Sebrae em Santa Maria (Rua Olavo Bilac, 270). A atividade tem duração de duas horas e apresenta a metodologia, os conteúdos e os diferenciais do Empretec. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (55) 9 9691-1552.  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Empretec é uma iniciativa boa. Segundo, tecnologia de refrigeração autonomia para transporte de vacinas é um isopor com gelo RS afora. Quem coloca no curriculo que fez Ph.D. em Santa Maria falta a verdade. Existem universidades mundo afora que dão o titulo de Doutor em Ciencias e é isto que sai no diploma. ‘Inteligencia artificial’ envolve muitas tecnicas (deve ser algum timpo de reconhecimento de padrões ou espectrografia) e esta na moda falar no assunto. Porém dizer que é ‘embarcada’ e ‘offline’ fica parecendo por conta da marketagem que carregam um ChatGPT no bolso. Lembra a Healthy.io empresa que proporciona diagnosticos baseando-se em exames de urina feitos com smartphone. Sem ganhar nenhum premio. Não de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo