MALFEITO?! Licitação para coleta de lixo era para ser feita em seis meses. Era…
Em 2 de fevereiro, com toda a solenidade que o assunto exigia, o prefeito Cezar Schirmer (acompanhado de seu secretário de Proteção Ambiental e da Procuradora) anunciava, ao mesmo tempo, o rompimento do contrato com a PRT, que prestava o serviço de coleta de lixo, e a assinatura de outro, emergencial, por seis meses, com a Revita, para realizar a mesma tarefa. Inclusive, como frisou o prefeito, com “economia mensal de R$ 15 mil”.
Este sítio, não uma mas várias vezes (a última não faz um mês) lembrava outra promessa literal feita naquela mesma data: “…Ao final do contrato – que pode se estender por até 180 dias – o Executivo municipal irá lançar edital de nova licitação para a contratação de empresa…”
Ouso perguntar: é impossível, meeeesmo, propor um estudo e elaborar um processo de licitação em apenas seis meses? Bem, com a palavra os entendidos. Quanto a mim, penso que a resposta é sim, é possível. E quem não consegue é porque… bem, competência não deve ser o caso, cá entre nós.
É, então a prefeitura não vai licitar o serviço agora, como prometeu em fevereiro? Aparentemente, não. É o que diz, inclusive, a reportagem de Lisiê Antonello, publicada neste final de semana, pelo Diário de Santa Maria. Acompanhe:
“Novo contrato garantirá coleta de lixo
Para garantir que a população de Santa Maria não fique sem coleta de lixo, a prefeitura deverá fazer um novo contrato emergencial em 5 de agosto. É que o atual contrato, com a Revita, acaba no dia 4 e, conforme a legislação, não pode ser renovado.
A empresa que assumirá a partir de 5 de agosto deve fazer a coleta e destinação do lixo até que seja concluída a licitação que escolherá a prestadora de serviço definitiva. O processo está em andamento, mas não ficará pronto a tempo. Por isso, a prefeitura precisou buscar uma solução: um novo contrato emergencial.
A Secretaria de Proteção Ambiental vai fazer um levantamento das empresas que prestam o serviço no Estado e pedir que elas enviem orçamentos, a chamada carta-convite. Serão orçadas três empresas. A escolhida será a que apresentar menor valor. A vencedora terá de assumir a coleta tradicional, a conteinerizada, a seletiva e a destinação das 4,2 toneladas de resíduos produzidos por mês na cidade…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ÚMA ÚLTIMA PERGUNTA: seis meses não é tempo suficiente para “fazer um levantamento das empresas que prestam o serviço no Estado e pedir que elas enviem orçamentos…” Pelamordedeus, que incompetência. O Pedro (que tem oito anos) faz isso numa tarde. E olha que ele nem sabe o que o Google. Mas telefonar, consegue.
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