AssembleiaEleições 2010PartidosSanta Maria

OS CANDIDATOS. São 25 santa-marienses que concorrem. Mas tem os casos do PSDB, PMDB e PP

Na correlação de forças políticas de Santa Maria, não há dúvida que PMDB (especialmente), PP (num segundo escalão) e PSDB (em terceiro) são protagonistas. No entanto, vivem uma situação sui-generis no pleito de outubro. Simplesmente abriram mão de lançar candidatos à Câmara dos Deputados. O que isso significa? O óbvio: os militantes, órfãos, vão à cata de algum candidato para chamar de seu, e que não é santa-mariense.

Marchezan Júnior: é santa-mariense, embora não tenha sido indicado pelo PSDB local

Parêntese: esse não é exatamente o caso do PSDB. Afinal, há um candidato com forte vínculo pessoal e político com a boca do monte. Assim, Nelson Marchezan Jr, embora não tenha sido indicado pelo diretório local (por desacordo político), ninguém duvida ser, na prática, o candidato tucano de Santa Maria (e parte significativa da região) para a Câmara. Mais que isso, tenta (e até não há porque duvidar possa conseguir) ser o único candidato verdadeiramente de oposição ao PT, o adversário comum pelo menos do PP e do PSDB.

Já no caso do PP, há uma divisão bastante clara. A maior parte dos militantes decidiu apoiar Luiz Carlos Heinze. Além do representante dos interesses do agronegócio, também Afonso Hahm busca se colocar na cidade. São, aparentemente, os que melhor estão aproveitando o vácuo que se criou. Afinal, ninguém acredita que Salvador (que se coloca na relação como indicado do PP/SM) seja de fato competitivo.

Por fim, o PMDB. Aqui, afora o mais que claro apoio de Cezar Schirmer a Osmar Terra, despontam outros dois nomes fortes, com estrutura eficiente e bastante bem aparelhada, para obter os votos do PMDB santa-mariense. O principal deles é Eliseu Padilha, que já se infiltrou, e muito bem, na própria base de apoio de Terra – leia-se, o governo municipal – e “corre o risco” de ser até o mais votado. E o terceiro nome é Darcísio Perondi, que também se coloca muito bem no interior do peemedebismo local.

Padilha: se infiltrou, e bem, no próprio âmago do governo da comuna, que prefere outro

Dito isto, é evidente,no caso da Câmara dos Deputados, que a disputa mesmo é pelo excedente de votos a ser obtido pelos petistas Paulo Pimenta e Fabiano Pereira, os mais que prováveis mais votados na cidade.  Os demais, da boca do monte, buscam o voto localista e objetivam amealhar apoios também entre os deserdados dos grandões (PMDB, PP, PSDB). Se vão conseguir, é outra história.

Enquanto você pensa, confira os nomes de todos os candidatos registrados como santa-marienses. São 25 – 18 à AL e 7 à Câmara. A seguir:

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

PT

Diógenes Berthes da Silva

Valdeci Oliveira

Vilmar Galvão

PDT

João Luiz Vargas

Valmir Rodrigues Cezar (Papagaio)

PSDB

Jorge Pozzobom

Sérgio Pollo

PP

Sandra Rebelato

PSB

Sérgio Carvalho

PTB

Ovídio Mayer

Pastor Oséas

PRB

Antonio Carlos Moreira

Jorge Alberto Boabad

PSOL

Sandra Feltrin

PC do B

Jorge Marinho

PMDB

Tubias Calil

DEM

Laurindo Lorenzi

PSC

Onias de Souza

CÂMARA DOS DEPUTADOS

PT

Fabiano Pereira

Paulo Pimenta

PDT

Marcelo Bisogno

PP

João Carlos Salvador

PSB

Ronaldo Pippi

PSOL

Vera Regina Serpa

PC do B

João Souza

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eu vou de MÁRCIO BIOLCHI,nº 15.500 para Deputado Estadual.
    Jovem representante da mais pura forma de se fazer política e sem rabo preso com ninguém.

    “O RIO GRANDE É A NOSSA BANDEIRA”

  2. @Luciano guerra
    eles falam tanto do Pimenta que trabalha muito pela cidade e porque não conseguiu ganhar a prefeitura e acabou tomando um laço nas urnas para Schirmer e outra porque a votação dele é fraca aqui na cidade.

  3. Vamos em frente de MARCHEZAN E POZZOBOM e chega dos mesmos, política tem de ter ficha limpa e vontade para trabalhar!
    Vamos em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo