PESQUISA. Saiba o que é ‘tracking’. E a importância dele na campanha de Serra
Na última eleição, aqui em Santa Maria, este (nem sempre) humilde repórter arrumou uma encrenca das grandonas. De porte dos números de um “tracking”, publicou uma nota com a sua própria análise. Algo corriqueiro na imprensa nacional mas que, na boca do monte, deixou um monte de gente nervosa. A toa, mas fazer o quê. O fato é que essa palavrinha (que significa, bastante simplificadamente, pesquisa diária por telefone) tem uma importância significativa no interior dos comandos de campanha.
Tanto isso é verdade que, na aliança que sustenta a candidatura de José Serra, um troco e tanto é gasto com esse serviço e tudo que ele significa. Para saber mais, dê uma conferida no que escreve o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A seguir:
“QG de Serra ouvirá mil eleitores por dia até a eleição
Submetido a um cenário de disputa apertada, o Quartel General da candidatura de José Serra decidiu realizar mil entrevistas diárias com eleitores. O eleitor será ouvido por telefone, numa modalidade de pesquisa que os marqueteiros chamam de “tracking”. Busca-se rastrear os movimentos do eleitorado em todas as regiões do país. O comitê de Serra já vinha fazendo esse tipo de sondagem desde 5 de julho.
A diferença está no tamanho da amostra. Até aqui, ouviam-se 500 eleitores por dia. A partir de agosto, o número de entrevistas vai dobrar. O objetivo é o de refinar a pesquisa, tornando-a menos imprecisa. Os números servem de matéria-prima para a produção de dois informes. Num, faz-se a consolidação das últimas 2 mil entrevistas. Permite medir o percentual de intenções de voto atribuídas a cada candidato. Com 500 entrevistas, essa consolidação era feita a cada quatro dias. Com mil, a periodicidade cairá para dois dias. Noutro relatório, os responsáveis pela pesquisa anotam uma “média móvel”. Também considera um volume de 2 mil entrevistas.
A diferença é que a sondagem é atualizada em ritmo diário – os dados do primeiro dia de cada ciclo vão sendo substituídos pelas informações do último dia…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.