Câmara de VereadoresPrefeitura

PREFEITURA. Saiba quem é o favorito de Schirmer para ser líder do governo na Câmara. E que não será

Definitivamente, não está fácil a Cezar Schirmer escolher um líder do governo na Câmara de Vereadores. Pelo menos não antes de 3 de outubro. Talvez, é um palpite claudemiriano, a atual situação se mantenha até o final do ano, na pior das hipóteses – do ponto de vista do prefeito. Tudo decorre, principalmente, das dificuldades internas do próprio PMDB, que com seus edis, cada qual com seu problema, objetivo ou subjetivo, dificulta a definição.

Denardin: ele é o favorito de Schirmer. Mas só para 2011, se aceitar

Conversei rapidamente com o comandante do governo, na manhã deste sábado. Foi algo como 10 minutos, na presença de um balaio de testemunhas, duas ou três bastante qualificadas, politicamente. Do que me disse, algumas coisas (embora não tenha pedido segredo) são impublicáveis – é o que recomenda a prudência político/profissional. Mas outras permitem deduções cercadas de realidade. É as que farei a seguir:

1) A vereadora Maria de Lourdes Castro não quer mesmo ser líder do governo e ninguém a demove da idéia. Considera o estilo do prefeito, a quem respeita, incompatível com o exercício das funções, por parte dela.

2) João Carlos Maciel é mercurial (um líder do PMDB usa outra palavra, da doutrina médica, que é melhor não referir). Uma hora está de um jeito, noutra doutro. E pode defender e atacar (ainda que na miudeza) o governo. Como ser representante da Prefeitura, então?

3) Curiosamente, se Maciel não é (até gostaria, desde que pudesse acumular, também, a liderança do partido – o que lhe daria 20 minutos de tribuna, a cada sessão ordinária, metade para cada função), também tem poder de veto. Hein? Isso mesmo.

4) Uma alternativa seria o vereador do DEM, Manoel Badke. O prefeito até pensou nele, mas não o convidou em nenhum momento. Não por isso, talvez, mas pesou o fato de Maciel não gostar do demista. A razão? Badke tem entre seus assessores gente ligada a quem o teria denunciado ao Ministério Público, ano passado. Como se vê, motivo beeem político.

5) Tubias Calil até pode ser. Assim como Cláudio Rosa. Mas vai depender do pleito de 3 de outubro. Calil eleito, Rosa vira titular e voltaria ao Legislativo, para, entre outras coisas, ser líder. Calil não eleito, ele próprio será o líder.

6) Isaias Romero também poderia ser. Mas não será. Isso quem disse foi o prefeito, sem maiores explicações. Nem precisa. Afinal, também é suplente e a qualquer momento pode retornar a funções no Executivo, como cargo de confiança.

7) E agora, o principal: o favorito, mas o cara que Cezar Schirmer queria meeeesmo, como líder do governo, está impossibilitado, pelo menos até janeiro. É o atual presidente da Câmara, Paulo Airton Denardin. Que poderá ocupar a função, em 2011. Se for convidado. E, claro, se aceitar.

RESUMO DA ÓPERA não é improvável que o parlamento santa-mariense viva, por pelo menos mais três meses, talvez seis, uma situação absolutamente surrealista: um governo sem líder. Que coisa!

EM TEMPO: a foto (de arquivo) é de Daiane Kohler, da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. na verdade amigo Claudemir este governo é uma piada e depois qual vereador que vai pegar esta bomba de lider do governo existem dois nomes um foi atual prefeito que criou e trouxe esta bombaaaa para nós que chama João Carlos Maciel e outra é guruzinho dele que é Tubias né o resto para schirmer não existe pode crer.

  2. Viu Claudemir, isso que dá ser preciso demais nas informações. O Felipe se deu o trabalho de calcular o tempo que Schirmer teria para falar de cada um. Ai, por favor! Isso é o que menos interessa…
    Enfim, sobre o post. Acho que o Schirmer tem razão. Denardin é o vereador mais sensato e qualificado para ser o líder de governo. Digo isso porque conheço quase todos os vereadores que tu citaste aí. Se, por um lado, é importante que os vereadores tenham autonomia e certa independência em relação ao governo, por outro, dá pra constatar aí uma sobreposição de intenções particulares de cada vereador que não estão muito interessados em defender um projeto de governo

  3. Boa Noite Caros internautas!!
    Apesar de acompanhar esse site e nunca ter dado minha opinião estou curioso em saber como se pode em 10 min de conversa com o nosso “grande prefeito”ele ter dado a sua opinião a respeito de 6 vereadores citados acima para ser ou não o lider de seu governo pois ele teria comentado a respeito de cada um em 1min e 66666666 segundos talvez por isso faltou ainda comentar sobre os Vereadores Marion Mortari e Admar Pozzobom que tambem são da base governamental ou porque não tem nada a comentar de bem ou de mal deles…É, esse governo esta deixando a desejar, ao invés de ficar querendo escolher lider de governo na “Boca Maldita” procure saber quem realmente denunciou o “CHORÃO TRAKINAS”(sempre se achando a última bolachinha do pacote), aliás esta demorando para se resolver o caso desse senhor, isso sim é caso para o senhor Prefeito se preocupar, já que a nossa socidade é merecedora de representantes de FICHA LIMPA.Fica minha indignação e meu agradecimento pela atenção.
    Abraço.F.D. (NOTA DO SÍTIO: só para esclarecer, se for o caso, e até para tentar evitar interpretações equivocadas – o que não é necessariamente o caso da opinião do Felipe. O editor não disse, no texto, que o prefeito “deu a sua opinião a respeito de 6 vereadores”. Aliás, o texto nem fala do que disse exatamente o prefeito. Apenas que,a partir do que Schirmer falou, o editor deduziu várias coisas. Aliás, todas elas constantes na nota. Por fim, e relembrando o papo, na verdade, Cezar Schirmer sequer tocou em dois dos nomes citados na nota. O que ajuda a explicar também a dedução. Para fechar: todos os militantes com os quais o editor conversou hoje abonam ipsis literes o que está publicado. Goste-se. Ou não).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo