ANÁLISE. As razões por que as pesquisas teimam em tirar votos de Serra e tonificar os de Dilma
Há muitos jornalistas independentes no Brasil. Muitos, mesmo. Mas também há aqueles identificados claramente (o que não lhes retira, longe disso, a honestidade profissional) com os candidatos A, B ou C. Um deles, que se percebe com clareza, até porque não esconde, ser admirador da candidatura de José Serra, está em busca de explicações para a queda do tucano nas pesquisas, em contrapartida a um crescimento cada vez mais acelerado da postulação da petista Dilma Rousseff.
Se trata, no caso, de Merval Pereira, colunista do jornal O Globo. Ainda sem os dados da pesquisa do Vox Populi (que seria divulgada à noite), acompanhe trecho do artigo que o meio xará publicou ontem, com base nas informações contidas pelo levantamento do Ibope. O texto foi reproduzido no blogue de Ricardo Noblat. Confira:
“Zona de conforto…
… O candidato José Serra, até o momento, não conseguiu tirar nem mesmo a vantagem mínima em São Paulo, ficando abaixo do histórico do seu partido.
Ele também começou a campanha vencendo em Minas, mas deixou escapar esse momento, e hoje Dilma já vence lá por diferença semelhante à que Lula ganhou em 2002 e 2006.
São Paulo, que é um estado “tucano”, terá que melhorar a performance a favor de Serra se o PSDB quiser ter a chance de ir para o segundo turno.
Já Minas Gerais, embora governada há oito anos por Aécio Neves, nunca pode ser considerado um estado “tucano”, pois o PT sempre foi forte por lá, e sobretudo Lula tem uma popularidade grande no estado.
Minas é um típico “campo de batalha” onde a eleição pode vir a ser decidida se o ex-governador Aécio Neves conseguir reverter o quadro que no momento é favorável ao candidato da coligação petista Hélio Costa e à candidata oficial Dilma Rousseff…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.