CAMINHO, MUNDO, MUDANÇA. As estratégias de comunicação do trio que lidera a disputa pelo Piratini
É uma hora boa para a análise. Afinal, recém está começando a campanha e os candidatos que protagonizam a disputa por um mandato de governador do Rio Grande do Sul já mostram suas estratégias de comunicação. Depois, quando o episódio terminar, será possível saber, enfim, qual a que deu certo, e as que tiveram (se for o caso) de se modificar ao longo do percurso.
Mas, afinal, que propostas são essas, que opõem Tarso Genro, José Fogaça e Yeda Crusius? Quem analisa, em reportagem publicada na versão online da revista Carta Capital, é o jornalista Paulo Cezar da Rosa. Vale a pena conferir, a seguir:
“A estratégia dos principais candidatos gaúchos
Nas eleições do Rio Grande do Sul, os candidatos já organizaram as forças, estabeleceram as alianças, as estratégias e as consignas. Agora se trata de ir à guerra. Mas é aos poucos que os três principais candidatos vêm revelando os instrumentos com os quais pretendem conquistar o voto dos gaúchos.
Uma das principais decisões numa campanha é sempre o slogan. Luis Carlos Iasbeck, em seu livro “A arte dos Slogans” explica que esta peça publicitária não é uma frase bonita, é uma síntese de uma estratégia. Com origem na expressão escocesa “sluagh-ghairm”, que significa “grito de guerra de um clã”, aplicados à política, os slogans revelam a alma das candidaturas.
Na eleição gaúcha, o grito de guerra dos principais candidatos são os seguintes:
– Rio Grande do Sul, do Brasil, do Mundo. Tarso Governador.
– A mudança se faz com todas as forças. Fogaça Governador.
– O Rio Grande no caminho certo. Yeda Governadora.
As pesquisas tem indicado que Tarso lidera a disputa gaúcha, seguido por Fogaça e tendo Yeda em terceiro. Os institutos apresentam variações, mas todos estão de acordo quanto às posições. Também é corrente a avaliação de que a governadora tem enormes obstáculos para superar. O mais provável, hoje, seria um segundo turno entre Tarso e Fogaça…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.