LUNETA ELETRÔNICA. Manutenção de estradas e de pontes, Estado preocupado com a malha ferroviária
INSS adianta pagamento milhões de aposentados e pensionistas em março

Por Paulo André Dutra
* Serviços de manutenção das estradas vicinais, pontes e os trabalhos preventivos de desassoreamento de rios e arroios estão em andamento nos distritos de Arroio Grande e Palma.
* A limpeza de cerca de 5 km do Arroio Grande, um dos afluentes do Rio Vacacaí-Mirim, com uso de escavadeira hidráulica, tem custo de R$ 168 mil em recursos próprios do município.
* Estão sendo projetadas 20 pontes no interior. Algumas, como a da Invernadinha, já haviam sido entregues. A Ponte do Toaldo, também na Estrada da Invernadinha, foram concluídas agora com custo de R$ 96 mil em recursos do município.
* Já no distrito de Palma, a ponte na Capela Santo Augusto está sendo substituída por galerias de concreto com R$ 295 mil da Defesa Civil Nacional.
* Há ainda trabalho de manutenção nas estradas Pedro Fernandes e Invernadinha, em Arroio Grande, com R$ 55 mil investidos.
* Cerca de 15 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o benefício antecipado. Os pagamentos programados para 10, 11 e 12 de março serão pagos em 6 e 7 de março.

* Com a decisão, o INSS terminará de pagar todos os 40,6 milhões de beneficiários até a primeira semana de março.
* A medida beneficia os segurados com o cartão de benefício com número final (sem o dígito verificador) 8, 9 e 0, no caso de quem recebe um salário-mínimo. Entre quem recebe acima do mínimo, beneficiará os segurados com o dígito final 3 a 0.
* A situação das linhas férreas gaúchas foi tema de reunião do vice-governador Gabriel Souza na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF) nesta terça-feira (25).
* Ele reforçou a preocupação do Estado da malha concedida à Rumo Logística, especialmente após as enchentes, e questionou a renovação da concessão, que será em 2027, destacando a falta de transparência da concessionária.
* Apresentou a proposta de retirada do trecho turístico da concessão federal para que seja ofertada a novos investidores. O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, também participou da reunião.
* Leonardo Ribeiro, secretário da SNTF, também apresentou uma análise feita pela concessionária sobre a Malha Ferroviária Sul, que compreende o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
* Desde as enchentes, o trecho gaúcho está isolado dos demais estados por conta dos estragos nos trilhos.
O problema da malha ferroviaria, ao menos na região, é que é pouco usada. Ninguém pergunta porque é melhor mandar de caminhão pela 158 ao invés dos trilhos que vão ao lado.