Cuidado com os sorrisos – por Gilson Piber
Época de campanha eleitoral, a mudança é quase radical no comportamento da maioria dos candidatos. Sorrisos, abraços, tapinhas nas costas e fortes apertos de mãos fazem parte do corpo-a-corpo com o eleitor, alvo direto do postulante a cargo eletivo. Chego a rir sozinho quando vejo santinhos e placas, com belos rostos e feições de pura simpatia, alegria e até bastante transformadas pela mágica beleza das urnas. Candidatos quarentões, cinquentões e com idade mais avançada são remoçados da noite para o dia. Algumas titias viram mocinhas.
Cuidado, caro eleitor e cara eleitora, beleza e sorriso não põem a mesa. Candidato precisa ter conteúdo e compromisso com a cidade e a região onde busca os votos para a sua eleição. Pode também ser sério, até sisudo, e possuir propostas exequíveis de serem defendidas e implementadas no Parlamento. Votar é algo significativo. Como eleitores, damos uma procuração a determinados candidatos que, caso sejam eleitos, nos representarão no Executivo e no Legislativo por determinado tempo. O nosso voto pavimenta a trajetória dos políticos. Nos tornamos avalistas de projetos e propostas. É bem verdade que acertamos e erramos a cada pleito, mas temos a obrigação de fazer a melhor escolha possível. O candidato que tiver Ficha Limpa, por si só, já é uma boa opção de voto.
Cada eleitor é livre para escolher o candidato que quiser. No entanto, não custa nada se informar melhor sobre o pretendente que está prestes a receber o seu voto. Na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, começa o horário eleitoral gratuito. Ele se estende até 30 de setembro. No rádio, a propaganda vai ao ar das 7h às 7h50min e das 12h às 12h50min. Na televisão, os horários serão das 13h às 13h50min e das 20h30min às 21h20min. Ouvido no rádio e olho na TV.
Observar e analisar com muito critério são duas atitudes saudáveis para, no dia 3 de outubro, o eleitor escolher bem os candidatos a deputado estadual e federal, ao Senado, ao governo estadual e à presidência da República. Como dizia Mahatma Gandhi, “um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível”. Somos responsáveis pelas nossas escolhas.
Gilson Piber – [email protected]
simples e completo.
muito bom. pena a maioria brasileira ser analfabeta e de fácil barganha.