Economia

ECONOMIA. Doutos, em lua de mel com o mundo real, prevêem estabilidade nos juros

Os analistas do mercado financeiro, que este (nem sempre) humilde repórter chama de doutos, são ouvidos semanalmente pelo Banco Central. O resultado é o boletim Focus, divulgado às segundas-feiras. A vida deles deve estar um tédio de tão calma. E, aparentemente, não querem saber mesmo de sobressaltos.

Como sei disso? Simples, em vez de “viajar”, parece que resolveram se conectar ao mundo real. Tanto que imaginam que nada deva acontecer esta semana na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. E a taxa básica de juros (por sinal, ainda uma das mais altas do planeta) deve se manter. Assim como, com ligeira variação para menos (olha só), a inflação, segundo a projeção deles, continua onde está.

Ah, para saber mais detalhes de tudo isso, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. A seguir:

Copom deve manter Selic em 10,75% ao ano na reunião desta semana, preveem analistas

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã (terça, 31) e quarta-feira (1º). Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano.
Neste ano, o Copom elevou a taxa básica de juros em abril (de 8,75% para 9,50% ao ano), em junho (para 10,25% ao ano) e em julho (para 10,75% ao ano). Para o final de 2011, os analistas mantêm a projeção de 11,50% ao ano, segundo o boletim Focus, divulgado hoje (segunda, 30).
O Banco Central eleva os juros básicos quando considera que a trajetória de inflação é de alta, em ambiente de economia aquecida. A Selic é um instrumento de controle da inflação, que tem meta para este ano e 2011 de 4,5%, com limite inferior de 2,5% e superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir essa meta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo