ECONOMIA. Inflação de SM tende a cair em 2010. Até julho, 3,81%. No mês passado, 0,59%
O Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra acaba de divulgar mais uma edição do Índice do Custo de Vida em Santa Maria – com os dados sobre a inflação de julho na boca do monte. O trabalho (que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira) aponta um crescimento de preços médios na ordem de 0,59% no mês passado – considerando os cerca de mil itens distribuídos em nove grupos de bens e serviços pesquisados.
No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a inflação alcança 3,81%. Se computados os últimos 12 meses, verifica-se um aumento do custo de vida de 5,45%. Mais importante, talvez, que esses números, é a projeção feita pelos professores e técnicos do LAPE: a tendência é de que, ao final do ano, a menos que ocorra uma improvável aceleração nos reajustes de preços nos próximos meses, haverá “uma menor perda de poder aquisitivo dos santa-marienses” em relação a 2009. No ano passado, a inflação da boca do monte foi de 4,86%, comparada a 2008.
Se acontecer esse resultado apontado pela projeção, isso será influenciado, conforme o Boletim do ICVSM, pela menor contribuição dos itens que compõem o grupo “Alimentação”.
Aliás, e apenas observando o relatório relativo a julho, se pode comprovar que houve uma deflação (aumento médio negativo dos preços) em três dos nove grupos: Alimentação, Artigos de Residência e Saúde e Cuidados Pessoais. Também computou-se aumento “zero” em dois grupos: Despesas Pessoais e Educação. Os reajustes que ajudaram a completar o 0,59% de aumento verificado em junho foram nos grupos Habitação, Vestuário, Transporte e Comunicação.
Para ter todos os detalhes, e ainda conferir artigos analíticos produzidos pela equipe do LAPE, vale a pena ler a íntegra do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (confira AQUI)
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Seria culpa do Shirmer?Hehehehe Bota apelação nisso!