CampanhaEleições 2010EstadoPesquisa

IBOPE. Tarso e Fogaça polarizam disputa pelo Palácio Piratini. Yeda bem atrás. Dilma passa Serra no Rio Grande

A RBS está divulgando agora à tarde, já na edição dominical do jornal Zero Hora, a pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado e para a Presidência do País, no Rio Grande do Sul, feita pelo Ibope. Há duas novidades importantes, em relação ao último levantamento do instituto.

Para o Piratini, Tarso Genro (PT) caiu 2% e José Fogaça (PMDB) subiu 2% (ambos dentro da margem de erro). E Yeda Crusius (PSDB) caiu 4%, distanciando-se significativamente dos dois líderes. Para o Planalto, a grande novidade: a petista Dilma Rousseff (ainda que dentro da margem) ultrapassou o tucano José Serra.

Para saber mais sobre a pesquisa, acompanhe dois textos específicos. Um da versão online de Zero Hora, outro do blogue do jornalista André Machado, da Rádio Gaúcha. A seguir:

Disputa ao Piratini: Ibope mostra Tarso na liderança

… Pesquisa Ibope sobre as eleições para governador, encomendada pelo Grupo RBS, indica que o candidato do PT, Tarso Genro, lidera a disputa ao Piratini com 37% das intenções de voto na modalidade estimulada – quando um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados. José Fogaça, do PMDB, aparece em segundo lugar, com 31% das intenções de voto na mesma modalidade.
A governadora Yeda Crusius, do PSDB, que disputa a reeleição, ocupa a terceira posição, com 11%. O levantamento, realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, indica empate técnico entre os dois primeiros colocados no limite da margem de erro – de três pontos, para mais ou para menos.
Em relação à pesquisa anterior do Ibope no Estado, realizada em julho, Tarso perdeu dois pontos (de 39% para 37%), enquanto Fogaça subiu outros dois (de 29% para 31%) e Yeda perdeu quatro (de 15% para 11%)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Dilma assume liderança no RS

Levando em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma Roussef e José Serra estão tecnicamente empatados. Mas os números da última pesquisa IBOPE trazem pela primeira vez a candidata da situação à frente numericamente do candidato de oposição. Dilma tem 42 por cento das intenções de voto e Serra aparece com 40 por cento. Com a margem de erro ela varia entres 45 e 39 e o tucano entre 43 e 37 por cento.

O fato novo em relação à pesquisa divulgada pelo mesmo instituto no início de julho é a presença do presidente Lula no Rio Grande do Sul no meio do mês. Na consulta anterior, Serra tinha 46 e Dilma 37 por cento. Deu-se o XIS no gráfico. Nos próximos dias os dois virão ao estado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo