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Negócios (5): é mais fácil fidelizar o cliente ou o funcionário? – por Carlos Costabeber

(  ) O funcionário     (  ) O cliente

Pensou bem na resposta? Tem certeza? Bom, nas minhas palestras sobre Recursos Humanos sempre coloco essa pergunta. E, via de regra, pego todo mundo de surpresa; até porque jamais alguém me fez tal questionamento.

Invariavelmente, a maioria das pessoas responde que é mais fácil fidelizar o funcionário.

Mas na minha opinião, estão redondamente enganados !

O cliente, por maior que seja a concorrência nos dias de hoje, pode ser seduzido por ações de marketing – cada vez mais intensas e sofisticadas. Já conseguir fidelizar os funcionários é um desafio gigantesco.

Para ilustrar o que estou afirmando, basta se fixar na seguinte pergunta: você consegue fazer com que seus funcionários realmente “vistam a camiseta”?

“Vestir a camiseta” é uma expressão  muito antiga; mas sejamos sinceros: não é nada comum na maioria das empresas. Observa-se algumas exceções, principalmente nas pequenas empresas, onde patrões e empregados trabalham ombro-a-ombro.

Mas, por que é tão baixa a fidelidade dos funcionários?

Começa pela falta de uma cultura moderna de RH. Como tenho insistido, o diferencial para o sucesso de um negócio passa por uma equipe de funcionários qualificados, motivados, remunerados conforme sua produção, e que tenham perspectivas de crescimento pessoal e funcional.

E um sintoma clássico de que essas coisas não acontecem está na alta rotação de pessoal; que é decorrente de uma seleção mal feita, baixa remuneração, treinamento insuficiente e desmotivação no trabalho.

Concluindo, acredito ter mostrado de forma sintética que é muito mais fácil fidelizar os clientes, do que conseguir que seus funcionários efetivamente vistam a camiseta da empresa.

O empresário que conseguir chegar nesse patamar terá ao seu lado uma equipe madura, profissionalmente comprometida, e que vai proporcionar a máxima satisfação dos clientes e lucros crescentes em seus negócios.

Podem ter absoluta certeza.

Pensem bem nisso!

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