CampanhaEleições 2010Estado

OS OUTROS. Berna, Monteiro, Gross e Vera. Sim, eles também concorrem ao Senado

Tenho elogiado seguidamente por aqui esta que é, provavelmente, uma das maiores novidades na mídia gaúcha em geral e na internet em particular. No caso, o jornal eletrônico Sul21, bancado, segundo consta, por um grupo de advogados da capital e que não têm vínculo anterior com o negócio midiático.

Pois veja o caso das Eleições 2010. Não podendo (e provavelmente nem querendo) competir com a mídia tradicional (o que é o caso, também, deste nem sempre humilde sítio) o Sul21 tem feito uma cobertura bastante diferente. E que busco reproduzir por aqui, na medida do possível.

É o caso da excelente reportagem acerca dos candidatos ao Senado dos partidos minúsculos e que, na prática, não têm espaço algum nos veículos tradicionais. Um espaço que (sem desconsiderar os grandões que disputam com chance o pleito), afinal, foi aberto. O resultadovocê confere na reportagem assinada por Milton Ribeiro. A seguir:

 “Correndo por fora – Conheça as propostas dos candidatos gaúchos dos pequenos partidos ao Senado

Para finalizar a série de entrevistas com os candidatos gaúchos ao Senado Federal, o Sul21 entrou em contato com o PSOL, PMN, PV, PTC e PSTU. Seis perguntas – iguais para todos – foram enviadas por e-mail, com a solicitação de que houvesse retorno até esta quarta-feira (4). Abrimos, também, a possibilidade de que os candidatos se fizessem uma pergunta que gostariam de responder. Apenas a candidata do PSOL fez uso da oferta. Berna Menezes se fez a seguinte pergunta: Qual a importância da questão ambiental no seu programa? Para ela, esta é uma questão decisiva.

Finalizado o prazo às 21h40, recebemos as respostas dos candidatos Berna Menezes (PSOL), Prof. Marcos Monteiro (PV), Roberto Gross (PTC) e Vera Guasso (PSTU). Não recebemos as de José Luiz Schinaider (PMN) e as do Prof. Lucas (PSOL). Veja quem são e o que pensam estes candidatos.

Sul 21 – Em poucas palavras, descreva a sua trajetória política.

Berna Menezes (PSOL) – Sou membro do Diretório Estadual do PSOL, Coordenadora Geral da Assufrgs e dirigente da Intersindical. Fui presa na ditadura militar, enquadrada na Lei de Segurança Nacional. Fui fundadora do PT e da CUT e vereadora de Porto Alegre. Atualmente dirijo o Sindicato dos Técnicos da Ufrgs, a Assufrgs. Iniciei a militância no movimento estudantil em São Paulo. No Rio de Janeiro, dirigi a juventude na conquista pelo passe livre e participei das mais diversas lutas dos metalúrgicos, educadores e bancários, por salário, direitos sociais e por democracia.

Quando fui vereadora de Porto Alegre, apresentei projeto de lei sobre rádios comunitárias, que serve de referência nacional sobre o tema, e pela representação dos Trabalhadores da Carris no Conselho que dirige a empresa, e lutei contra o aumento das passagens. Mais recentemente, como dirigente da Assufrgs, ajudei a organizar a resistência ao movimento que visa privatizar os espaços da Universidade Pública, em especial na UFRGS. Participei da luta Fora Yeda, contra os transgênicos e na defesa dos trabalhadores terceirizados. Estou engajada na construção de uma nova central sindical, que parta da unificação da Intersindical e a Conlutas.

O PSOL é o novo partido, que veio para revolucionar a velha política. O povo gaúcho precisa de representantes que se preocupem com as condições da população. As promessas de campanha são abandonadas, no dia seguinte, após o resultado eleitoral. Nós, do PSOL, demos provas ao construir o partido, de que o fundamental na política não são as mordomias e os privilégios que os cargos oferecem. Minha candidatura ao Senado pode qualificar o debate sobre um novo modelo econômico para nosso país e para nosso Estado. Um modelo que respeite o meio ambiente e o ser humano. Que combata a concentração de riqueza, renda e terra; o consumismo e a depredação ambiental. Uma verdadeira candidatura socialista. Como mulher, mãe e socialista, me proponho a ser uma forte representação do PSol nas eleições de 2010…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo