CulturaDestaque

CULTURA. Saiba mais sobre a “Arde Rock”, com as suas mensagens embaladas pelo bom e velho rock

Banda santa-mariense, com quase 15 anos, se consolida na cena do Sul do País

Com quase 15 anos, a banda “Arde Rock”, de Santa Maria, se consolida na cena musical do Sul do País (Foto Divulgação)

Por Cassiano Cavalheiro / Da Assessoria de Imprensa

A mensagem de superação, a energia positiva, o encorajamento para realizar pequenos ou grandes feitos, o bem-estar pessoal e a saúde mental e emocional das pessoas estão no DNA da banda santa-mariense e das músicas da Arde Rock, desde a fundação, em dezembro de 2008. Rumo a completar 15 anos de estrada no ano que vem, o power trio formado por Adriano Guilhermano, o Killermano (guitarra e voz), Simone Sattes (baixo e voz) e Thomás Martins (bateria) passou, com muito esforço e criatividade, por um dos momentos mais difíceis e emblemáticos da cena cultural mundial, o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Passado a fase crítica da pandemia e pós-vacina, para 2022, a agenda volta a ter compromissos e a banda já tem projetos aprovados, via Lei de Incentivo Municipal e Estadual. Os dois projetos ativos garantiram uma turnê por 10 diferentes cidades do Rio Grande do Sul, com datas agendadas até o fim do ano, e um programa semanal transmitido pelo canal da Arde Rock no YouTube, como foco no acolhimento psicológico do púbico.

Na bagagem, a Arde Rock leva dois discos lançados, “Velho Rock” (2012), e “Algo a Zelar” (2017), 11 videoclipes produzidos, dezenas de vídeos em formato de live, além da experiência de palco. Nos shows, a banda traz em suas influências o rock dos anos 70 e faz releituras para os hits dos anos 80 e 90, que embalaram as trilhas de filmes, novelas e rádios da época, além de suas composições com temas que trazem mensagens positivas de superação e recomeço. As apresentações são em eventos públicos municipais, particulares, encontros de motociclistas, encontros de colecionadores de carros antigos, festas e casamentos, pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O motivacional como diferencial

Mas o que está por trás das músicas e dos projetos da Arde Rock, banda que construiu uma das carreiras musicais mais sólidas do cenário roqueiro do Rio Grande do Sul? A empatia. A preocupação, a sensibilidade e a responsabilidade de criar e tocar música para impactar, positivamente, e de forma inspiradora, a vida de quem ouve canções como “Velho Rock”, “Algo a Zelar” e “Mea Culpa”, tem guiado a trajetória da banda, que tem conquistado cada vez mais espaço.
“Nossas canções carregam uma mensagem positiva de superação e recomeço. Todo trabalho que a banda faz é na busca de ajudar as pessoas. Queremos levar, através da música e do bom e velho
rock, um momento de alegria, de diversão e de reflexão sobre o que realmente vale a pena nessa vida”, resume Simone Sattes.

A voz do coração

O projeto “A Voz do Coração” é um programa semanal, transmito pelo canal da Arde Rock, no YouTube, todas as terças-feiras, às 19h, desde março, e que terá 30 episódios. O objetivo é ajudar as pessoas que estão sofrendo psicologicamente os efeitos causados pela pandemia, como ansiedade, nervosismo, estresse, depressão e outros. O programa reúne música, histórias reais de pessoas que conseguiram vencer o vírus e a crise financeira gerada pela pandemia e uma profissional da psicologia. Por meio de seu conhecimento, a psicóloga Girlyannie Paz Boniatti busca auxiliar as pessoas a superarem os momentos difíceis causados pela pandemia. O projeto foi aprovado via financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010.

Serviço

O que – Programa A Voz do Coração
Quando – Todas as terças-feiras, às 19h
Onde assistir – Canal da Arde Rock no YouTube

“Algo a zelar – velho rock na estrada 2° edição”

Outro projeto ativo da Arde Rock tem como objetivo levar o bom e velho rock para balançar 10 eventos de carros antigos do Rio Grande do Sul, neste ano. Serão três shows em cada evento: Arde Rock, Charles Busker e DJ Flash Dance. A tour já começou pela cidade de Viadutos, em 21 de maio. Entre as próximas cidades que vão receber o projeto, estão Santo Ângelo, Tapera, São Jerônimo e, claro, Santa Maria. O projeto foi aprovado via financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010.

Serviço

O que – Algo a Zelar – Velho Rock na Estrada – 2ªedição
Quando – De maio a dezembro
Onde –
Santo Ângelo – 6° Encontro de Carros Antigos AVANT – 7 de agosto, a partir das 11h

Nova Prata – 7° Encontro de Carros Antigos da Cidade – 14 de agosto – a partir das 11h

Tapera – 4° Encontro de Carros antigos e 2° Volks Camp -20 de agosto – a partir das 17h

Arambaré – Arambawolks Vintage – 3 de setembro – a partir das 16h

Gaurama – Volks Gau 3° Edição – 10 de setembro – a partir das 18h

Veranópolis – 7° Aniversário e reunião de carros antigos do Longevidade Car Clube – 29 de outubro – a partir das 18h

São Jerônimo – 10° Encontro de Fusca e Derivados de São Jerônimo – 13 de novembro- a partir das 11h

Santa Maria – Centro Clássicos 2022 AVASM – 19 de novembro – a partir das 16

Marcelino Ramos – 3° Encontro de veículos antigos de Marcelino Ramos – 17 de dezembro – a partir das 16h

Superação – Faça a vida acontecer” 1° edição

A origem das letras positivas da banda vem da história de superação e oportunidades que a música proporcionou aos fundadores da Arde Rock, Killermano e Simone. Ele filho de uma costureira que criou os filhos sozinha, ela filha de um pedreiro e de uma diarista, ambos tiveram uma infância simples, estudaram em escolas públicas e no palco de festivais estudantis se conheceram e desenvolveram seus talentos.

Com o objetivo de levar música para escolas da periferia e cativar estudantes com a arte, a Arde Rock elaborou e aprovou o projeto “Superação – Faça a Vida Acontecer”, via LIC Municipal. Com patrocínio da Ford Superauto, o projeto foi executado em março deste ano. Foram dois shows com as músicas autorais e com mensagens positivas para ajudar os alunos das escolas municipais Luizinho de Grandi e Maria de Lourdes R. Castro a superar desafios e encarar as incertezas com positividade. O projeto será concluído no segundo semestre deste ano com o lançamento do clipe “Superação”, com cenas dos shows e das oficinas.

Acompanhe a Arde Rock nas mídias sociais

Site da Arde Rock: https://www.arderock.com

Youtube da Arde Rock: https://www.youtube.com/c/ArdeRock

Fanpage da Arde Rock: https://www.facebook.com/bandaarderock

Spotify da Arde Rock: https://open.spotify.com/artist/3Mg3HrUD5tmlRC9cjuH8y9

Playlist Videoclipes: https://youtube.com/playlist?list=PL3E_PuF-54NlyEg1FFMKC1lfV9E2Ri1q8

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo