AssembleiaCâmara de VereadoresEstadoPolíticaTransporte

FERROVIA. Santa Maria e região se mobilizam pela “Norte-Sul”. Nesta sexta acontece audiência pública

Será a partir das 9 da manhã, no plenário da Câmara de Veredores, que também apoia o evento promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa – em proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT).

É verdade que se está fazendo o estudo de viabilidade da ferrovia, trabalho que será concluído dentro de quase um ano. Mas, quem não se mobilizar já, provavelmente ficará fora do jogo. Daí a importância do evento de daqui a pouco, em Santa Maria, como relata a assessoria de imprensa do deputado petista. A seguir:

 “Santa Maria discute Ferrovia Norte-Sul nesta sexta

Nesta sexta (14), em Santa Maria, ocorrerá uma audiência pública que discutirá a implantação da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, a partir de requerimento do deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência acontecerá, às 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Lideranças políticas da cidade e da região e representantes dos governos estadual e federal foram convidados para a atividade. Conforme Valdeci, o objetivo é inserir a região Centro no debate sobre o fortalecimento do transporte ferroviário de cargas.

“O governo federal já definiu a construção desta superferrovia para ligar Belém do Pará ao Porto de Rio Grande. Porém, o traçado dela ainda está em aberto. Como Santa Maria e têm localização estratégica queremos reivindicar a possibilidade da região estar envolvida neste processo”, afirma Valdeci.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura, deverá ser concluído, até abril do ano que vem, o Estado de Viabilidade – contratado pelo governo federal – que servirá de base para definição do traçado da ferrovia. Depois, serão feitas as licitações do projeto técnico e da obra. As licitações serão realizadas através do Regime Diferenciado de Contrações Públicas (RDC), o que deverá agilizar o processo. No próximo dia 28 de junho, o ministro dos Transportes, César Borges, tem agenda prevista no Estado para discutir a Ferrovia Norte-Sul com o governador Tarso Genro.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo