Copa 2014EsportePrefeituraSanta Maria

COPA 2014. Rio Grande tem 29 candidatas a sub-sede. Nove são prioritárias. Santa Maria não

Antes de qualquer informação, uma opinião: entendo louvável a iniciativa da prefeitura de buscar trazer para Santa Maria uma das subsedes da Copa 2014. Se não tentar, não leva. É o princípio. Só não gosto muito quando o ufanismo duvidoso toma conta das palavras, e até do noticiário (como tenho, sobretudo, ouvido, nos últimos dias).

Dito isto, vamos combinar que serão muitas as dificuldades a ser ultrapassadas por Santa Maria. A principal delas nem é, aparentemente, a infraestrutura, mas a própria localização. Mas isso também é só um palpite. Que, no entanto, está respaldado nos fatos. Nem vou comentar mais. Apenas acompanhe, a propósito de importante encontro havido nesta terça-feira, em Porto Alegre, reportagem publicada na versão online do jornal Correio do Povo. A seguir:

Primeiro Seminário Gaúcho para a Copa de 2014 reúne representantes de 29 cidades gaúchas em Porto Alegre

Representantes da Match Services, empresa responsável pelas questões de hospedagem da Copa, estiveram em Porto Alegre nesta terça-feira para participar do Primeiro Seminário Gaúcho para a Copa de 2014. O evento, que aconteceu no Hotel Deville, reuniu também representantes das outras 29 cidades gaúchas que se pré-candidataram a campo base da Copa de 2014. Estas cidades servirão para abrigar seleções estarão dentro dos pacotes da empresa que vende ingressos para a Fifa.

Bento Gonçalves, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Gramado, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Viamão são as preferidas para serem escolhidas como campo base. Correndo por fora estão Alvorada, Cachoerinha, Capão da Canoa, Eldorado do Sul, Flores da Cunha Garibaldi, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Lagoa dos Três Cantos Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, santo Ângelo, São José do Polêsine, São Leopoldo, Taquara e Torres.

Conforme o Secretário da Copa, Eduardo Antoninini, para ser escolhida como cidade base, o município tem que estar a pelo menos 120km de um aeroporto que suporte voos de pelo menos 120 passageiros. Antoninini ressaltou ainda que segurança é um fator de escolha para quem vai fazer turismo. “As cidades do Estado que estão pré-selecionadas estão em melhores condições hoje do que era a cidade onde o Brasil ficou na Copa”, garantiu.

“A vantagem do Rio Grande do Sul é que cidades têm propostas diferentes e oferecem alternativas aos visitantes”, analisou o secretário. A definição das cidades que servirão como base acontece até dezembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Concordo plenamente com o Saúl, no tocante a sua afirmação de que a Copa no Brasil será um “erro histórico”,…pois existiriam outras prioridades infinitamente + urgentes; como os problemas com Saúde, Educação e principalmente com a (total falta) de Segurança Pública. Há, e uma dúvida: O que foi feito com as instalações dos Jogos do Pan de 2007? Tenho conhecidos no Rio que me disseram que estão totalmente abandonados;…que são depósitos de “criação do mosquito da Dengue”. Se não cuidarmos,…acontecerá o mesmo com as instalações da Copa-2014 e com as Olimpíadas do Rio 2016;…é muito dinheiro que irá para o “ralo”,…e/ou; para o bolso de algum político corrupto e populista-demagogo,…podem crer!

  2. @Saúl
    Caro Saúl, vc aborda várias questões de um tema gigantesco.
    1- No que toca o relaxamento da fiscalização do TCU concordo perfeitamente, por não termos tido capacidade de organização agora somos obrigados a andar a toque de caixa, o resultado disso todos sabemos.
    2- Discordo da sua posição de não apoiar os jogos no Brasil, creio que isso será extremamente positivo, não apenas para a economia, mas principalmente pela injeção tecnologia das telecomunicações, investimentos em aeroportos, nível de tráfego aéreo, qualidade dos serviços turisticos, qualificação dos trabalhadores do mercado do turismo. Até mesmo a pressão que um evento dessa proporção causa na produção de produtos e serviços, seremos deparados com uma necessidade fulcral de melhoria de competitividade.
    3- No que toca a afirmação do texto sobre as cidades que são favoritas, infelizmente, tenho que concordar. Acredito que SM teva fazer todo o esforço, não apenas o Poder Público, mas também as forças vivas da cidade devem somar forças e repensar e implementar melhorias dos seus processos produtivos/serviços. Uma coisa não podemos negar, ainda está por vir novas centralidades econômicas no nosso Estado mas por enquanto o conjunto das cidades favoritas faz parte do stabilshment em vigor. Contra isso devemos nos planejar, articular e somar forças.

  3. Se o Paço Municipal fosse um time diria que está jogando para torcida. Faço parte daqueles que entendem que a Copa do Mundo no Brasil eh um erro histórico. As obras serão fulcro para desvios de verbas, de orçamentos reajustado de forma astronônica, sem ter um orgão fiscalizador como o TCU para coibir fraudes ou algo parecido. Isso já aconteu com os Jogos Panamericanos. Imaginem Lulla assistindo o FHC fazendo isso (excluindo o TCU dessa obras) oque estaria dizendo. risos. Falando nisso, seria bom explicar não pela competência, mas pela lógica mercantil aquele dinheiro da Telemar (que acabou virando OI com auxiílio do Presidente) na microempresa do Lullinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo