CampanhaEleições 2010Prefeitura

ESPELHO MEU… Qual Schirmer vale? O que elogia Yeda e faz rapapés a Serra? Ou o que afaga Dilma e Lula?

Faz a festa na rede mundial de computadores a gurizada do PSDB de Santa Maria. Que registra tudo quanto é elogio público feito por Cezar Schirmer a quem quer que seja do tucanato. Foi assim, por exemplo, quando o prefeito, para não deixar qualquer dúvida acerca do conteúdo, disse que Yeda Crusius “foi a melhor governadora para Santa Maria nos últimos 20 anos”. Isso foi lá por março. Não faz tanto tempo assim, portanto. Aliás, o VÍDEO está no YouTube e foi visto quase 700 vezes.

Três meses depois, mais ou menos, Schirmer recebeu na boca do monte o então pré-candidato (em campanha, mas não oficialmente) a Presidente pelo PSDB, José Serra. Não faltaram salamaleques para o tucano, devidamente acompanhado de peemedebistas que lhes prestam rapapés e que são, a história lhes lembrará, em grande parte responsáveis pela inimaginável (para os padrões políticos gaúchos) “imparcialidade ativa” defendida por José Fogaça. E que, mostram as mais recentes pesquisas, podem-lhe custar muito caro.

Schirmer discursa e dá a deixa para a ovação a Dilma. Esse não dá ponto sem nó

Mas, voltemos a Schirmer. O prefeito caiu na história da “imparcialidade” – embora todos os que o cercam sejam serristas. Ou, digamos, anti-dilmistas. Ou, para ser mais preciso, anti-qualquer-coisa-parecida-com-o-PT. E, por conta disso, também apóia Serra. Bem… É mesmo? Então, por que, na solenidade de sexta-feira, no Campus da UFSM, mesmo depois de vaiado por boa parte de um público que estava ali para ver Lula, o prefeito comparou (e está no SÍTIO da Prefeitura, com a mesma foto – de Felipe Pires – que ilustra esta nota) o próprio a Juscelino Kubitschek, que assinou o ato de criação da Universidade que chega agora aos 50 anos?

Mais que isso, num agrado inimaginável seis meses atrás (quando acarinhou verbalmente Yeda) e até mesmo há menos de 90 dias, quando se embeveceu com o visitante José Serra, deu uma deixa que provocou, na platéia já receptiva, os gritos de “Dilma, Dilma, Dilma…”? Hein? Neste sítio mesmo REGISTREI o fato, sexta, na nota “LULA AQUI (2). Presidente inaugura obras, destacou trabalho na área de educação e não citou Dilma. Nem precisou”. Claro que não, pois Schirmer “fez o serviço” para o qual Lula poderia se considerar impedido.

A propósito da nota, inclusive, o meu amigo professor Ronai Rocha captou, num preciso comentário, o que eu supunha ter jogado nas entrelinhas. Obviamente, Schirmer não é exatamente um neófito. Portanto… Mas, deixemos o próprio Ronai dar a plá:

“Caro Claudemir, eu estava hoje lá no campus e ouvi todas as falas. Se ali aconteceu alguma propaganda da Dilma, foi feita pelo meu ex-colega do Maneco, Prefeito Schirmer. Na sua fala, que abriu a solenidade, Schirmer fez um elogio a Dilma enquanto ministra, pelas obras, etc. Nesse momento a platéia iniciou uma ovação à Dilma. Me custa a crer que o Prefeito tenha feito isso sem levar em conta o impacto junto à platéia, pois essa já havia mostrado que, em grande parte, estava ali para admirar seu ídolo maior, Lula, e manifestar apoio ao governo. Em anos de história da UFSM, foi a primeira vez que um presidente eleito foi elogiado por todos os estudantes que fizeram uso da palavra, em nome da Une, do DCE, etc…
Para não haver dúvida sobre a posição de Schirmer, ele disse a Lula que ele ombreava com Getulio Vargas e JK, na qualidade dos maiores presidentes que o país já teve. Tive a sensação que não era só de confete que se tratava ali

Chega? Então, vamos a alguém que, cá entre nós, se sabe muito bem o que pensa, quando escreve. Confira só o que disse, no seu SÍTIO, o jornalista Políbio Braga, na mesma sexta-feira:

“ Schirmer rasgou seda para Lula e o PT trocou os sinais

A rasgação de seda que fez ao presidente Lula o prefeito de Santa Maria, Cesar Schirmer, do PMDB, sexta de manhã, não foi muito diferente dos elogios que ele fez há dois meses para a governadora Yeda Crusius.

Schirmer, ex-deputado e ex-presidente da Assembléia, tem recebido fartos investimentos federais e estaduais na sua cidade.

Em Santa Maria quem manda é Schirmer. Nem Tarso manda ali.

O ex-prefeito de Santa Maria, Cesar Schirmer, sempre militou na política na liderança do campo oposto ao PT em Santa Maria.

. É de Santa Maria o candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro.

. Líder do PMDB no Estado, Cesar Schirmer nem de longe gasta uma só miligrama de sua saliva para elogiar Tarso, até porque seu apoio a José Fogaça é sólido, permanente e irremovível. “

E aí, que tal? O que dizer de tudo isso? Qual o comportamento que se pode dizer: este é o prefeito Cezar Schirmer? Aquele, que se derramou em elogios a Yeda Crusius? O que recepcionou com gala e pose de general-eleitoral o presidenciável José Serra? Ou este, da última sexta, que levou ao delírio os apoiadores da dobradinha Dilma/Lula?

Olha, só posso dizer uma coisa, eu que não fui colega de Schirmer no Maneco, mas correligionário dos tempos de MDB: Cezar Augusto Schirmer, prefeito de Santa Maria da boca do monte, não dá ponto sem nó. O que quer que isso signifique, agora e no futuro.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. @joão miguel
    A boa política não é feita de falsidades,Shirmer não precisa mostrar 2 caras, sempre assumiu lado e todo mundo sabe muito bem qual é, eu sinceramente prefiro que ele fique com o Serra, Dilma não precisa desse tipo de oportunista e não prejudicará Santa Maria por ele assumir o que sempre foi, ela não é como FHC , Yeda e Osmar Terra.

  2. @joão miguel
    Com todo o respeito, João. Mas precisa abrir o voto????? A não ser que o prefeito também seja adepto da tal imparcialidade ativa. Tem que avisar ao Schirmer que esta “imparcialidade” está botando o Fogaça no poço. Há que se cuidar com isto.
    Quanto ao receber bem, tens razão. Todo governante tem obrigação de fazer isto. Mas, daí para ser um verdadeiro “sabonete” vai uma diferença boa.

  3. Tenho orgulho de ter um Prefeito como Schirmer. Um homem público que põe acima de tudo sua comuna. Recebe como grande anfitrião, não importa a cor partidaria, se conporta como um ESTADISTA. Ele tem que elogiar quem faz, criticar que não ajuda e acima de tudo pensar no bem da nossa querida SANTA MARIA. E agora uma perguntinha qd o Prefeito Schirmer abriu o voto para Serra?

  4. Bom, para começo de qualquer coisa, para mim tudo que é anti, simplesmente pelo ser anti, já vem de pessoa pobre de argumentos.
    Baseado em tudo isto, realmente em qual Shchirmer confiar? Aliás, dá para confiar em algum deles?
    Pois se ele pensa tudo aquilo da Dilma, se ele realmente pensa que LULA foi o melhor presidente para Santa Maria e mesmo assim irá votar em Serra, daria para chamar o prefeito de quê? Não vou dizer o que estou pensando, até por respeito ao site.
    Daria para dizer então, no mínimo, que ele está pouco se importando com Santa Maria, o que ele quer é “tirar a petezada” de lá???????
    Se for realmente isto, ele está no lugar errado.

  5. è a política do engana que é bom! foi assim que ele fez com os eleitores de Santa Maria.
    Faz parte do perfil dele essa característica.

  6. Sugiro uma pesquisa profunda na obra musical de Raul Seixas para apurar se a música “Metamorfose Ambulante” não foi inspirada no nosso eclético prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo