Arquivo

Não é o que parece. Dilma descarta candidatura à Presidência. Tradução: Dilma é candidata

O jornal Folha de São Paulo sabatinou, nesta quinta-feira, a ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff. A coordenadora-geral do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a grande articuladora administrativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, é freqüentemente citada como possível concorrente ao posto de seu chefe, em 2010.

 

Para quem não lembra, Dilma é oriunda do PDT. Mas desde meados do governo de Olívio Dutra, no Palácio Piratini, do qual foi secretária de Energia, assumiu o petismo. E começou a galgar postos de relevância. Foi, no início do primeiro mandato de Lula, a ministra de Minas e Energia.

 

Mais tarde, depois do enrosco que retirou José Dirceu do Palácio do Planalto, ocupou a Casa Civil. E ampliou ainda mais o seu espaço político junto ao Presidente. Desfruta, hoje, prestígio que poucos têm junto ao ocupante da principal cadeira do Planalto.

 

O PAC, até as pedras sabem, pode ser o principal cabo eleitoral de um candidato que tenha o apoio lulista. E Dilma, obviamente, se coloca na linha de frente. No entanto, na sabatina do jornal paulistano, embora admitindo que o PT deva ter candidato próprio, recusa ver seu nome colocado como potencial pretendente.

 

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: ok, ok, ok. Dilma Rousseff pode dizer o que quiser, inclusive que não é candidata. No entanto, exatamente por isso – e esses são sinais próprios da política brasileira – é candidata. Assumir isso publicamente a tornaria alvo prematuro dos adversários. Inclusive dos internos, que no PT, como se sabe, não poupam ninguém. Nem os amigos. A luta é dura. Ela sabe disso. Portanto, negar é um saudável exercício. Mas é candidata, sim. 

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Dilma descarta sair candidata, mas defende nome do PT para 2010”, de Ygor Sales e Tathiana Barbar, na Folha Online.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo