EconomiaRegiãoSegurançaTurismo

TURISMO. Agência de Desenvolvimento e Prefeitura agem para tentar uma “política regional” para o setor

Os nomes são pomposos e, cá entre nós, pouco conhecidos da maior parte da população. Afinal, alguém aí tem ideia do que seja um “Arranjo Produtivo Local”? Só os iniciados. E olhe lá. Mas isso, enfim, pode parecer (e talvez seja) um preconceito do editor. Portanto, não o levem muito em conta.

O que interessa mesmo é que se busca uma política capaz de impulsionar o turismo como um agente de desenvolvimento econômico e social. E é disso que tratam a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e a prefeitura, via secretaria de Turismo. E os dois entes estão trabalhando nisso, como você confere no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da Adesm. O texto é de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM e Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria realizam apresentações sobre a Política dos APLs

A Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria estão promovendo uma série de ações para viabilizar o reconhecimento de um Arranjo Produtivo Local – APL Regional de Turismo.

Nesta quarta-feira, 06, o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, acompanhado da Gerente de Relações do Mercado da Secretaria de Turismo de Santa Maria, Talita Heck, realizou uma apresentação sobre a política dos APLs para dirigentes dos municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, São Vicente do Sul e Santiago.

Em Faxinal, Diogo e Talita foram recebidos pela Diretora de Turismo do Município, Silvia Osmari; pela presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da cidade; Eliane Rubin e pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Antônio Garcia. Na ocasião, Diogo apresentou a política dos APLs e incentivou os dirigentes a articular os empresários do setor a se envolverem nas discussões sobre o reconhecimento do projeto do APL Regional de Turismo.

Mais tarde, a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, recebeu Diogo e Talita que também destacaram a importância da participação do Município no edital de seleção de APLs, que será divulgado no próximo dia 12 de março, na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

Seguindo o roteiro previsto, mais uma apresentação foi realizada. Na sede do Consórcio de Turismo “Caminho das Origens”, em Santiago, foi a vez dos dirigentes santiaguenses e de São Vicente do Sul receberem os santa-marienses. Participaram desse encontro a Coordenadora de Turismo e Cultura de São Vicente do Sul, Lavínia Fragoso Siqueira; o Coordenador de Cultura de Santiago, Rodrigo Neres; e a Coordenadora de Turismo e Eventos de Santiago, Ana Paula Machado.

Segundo Diogo, é fundamental que todos os Municípios se envolvam nestas discussões para articular a participação de empresas do setor para viabilizar o reconhecimento do APL Regional de Turismo:

– As reuniões foram produtivas, fomos recebidos com bastante empolgação pelos dirigentes que já estão aplicando os questionários com os empresários do município para contextualizar a elaboração das propostas dos APLs . Além de buscar cartas de apoio das entidades, os participantes se comprometeram a participar da reunião que irá acontecer com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em Santa Maria.

Ainda em Santiago, o Superintendente Executivo da ADESM realizou uma visita ao prefeito Julio Ruivo, atual presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro, que assume sua cadeira no Conselho Superior da ADESM. Na ocasião, Diogo apresentou a agência, as ações já realizadas e reiterou o convite para a primeira reunião do ano do Conselho Superior da ADESM, que acontece ainda no mês de março.

Reunião AGDI

Acontece no próximo dia 12, às 14h, a Reunião de Divulgação do Edital de Seleção de APLs 01/2013 para o COREDE Central e COREDE Vale do Jaguari. O encontro, que foi articulado pela ADESM em janeiro deste ano, é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e ocorre na APUSM. A pauta inclui:

Apresentação do Projeto de Fortalecimento dos APLs do Governo do Estado;

Apresentação do Edital de Seleção de APLs 01/2013:

Setores e Regiões Priorizados;

Divulgação do Cronograma do Edital;

Informações sobre a submissão de propostas;

Modelo da proposta e os respectivos documentos.

Reunião dos setores de Turismo, Tecnologia de Informação, Metal-Mecânico e Economia Criativa.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo