DestaqueSanta Maria

TURISMO. Pátio Rural celebra, entre 4 e 6 de julho, a potencialidade dos distritos na Praça dos Bombeiros

O maior evento voltado à visibilidade da agroindústria e do setor primário local

Por Diniana Rubin (com foto de Marcelo Oliveira e arte de Gibran Carrazzoni) / Da Assessoria da Prefeitura

Para promover o turismo sustentável e destacando a produção rural de qualidade, a Prefeitura lançou a 22ª edição do Pátio Rural, na tarde desta segunda-feira (9), no LabCriativo do Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2038).

Consolidado como o maior evento voltado à visibilidade da agroindústria e do setor primário local, é uma grande feira que contará com mais de 50 expositores que apresentarão o potencial da gastronomia, do artesanato rural e da agricultura familiar. O evento ocorrerá de 4 a 6 de julho, na Praça João Pedro Menna Barreto, popularmente conhecida como Praça dos Bombeiros.

O Pátio Rural é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Turismo, que visa apresentar à população a produção rural dos distritos de Santa Maria. O objetivo é aproximar os distritos da cidade, com vistas a divulgar as festas distritais, possibilitando que a comunidade conheça melhor essas celebrações e a cultura local.

“O Pátio Rural se reinventa de uma forma diferente, trazendo o rural para o cenário urbano. Dessa maneira, valorizamos as características e as peculiaridades que têm cada um dos nossos nove distritos. Hoje, aqui, tivemos uma mostra dos produtos que estarão disponíveis nos dias do evento e o que o cidadão urbano poderá encontrar. Esse olhar inovador da nossa gestão é também cuidar da nossa cidade. Espero todos vocês e muito mais pessoas em julho”, fez o convite o prefeito Rodrigo Decimo.

Participaram do lançamento convidados, imprensa e representantes do Executivo e Legislativo. Na oportunidade, o secretário de Turismo, Ewerton Falk, destacou a importância da multidisciplinaridade das secretarias que estão envolvidas na preparação da festividade.

“O Pátio Rural é um evento de todo o governo, e é uma oportunidade para fortalecer o turismo rural, mostrando a qualidade dos produtos locais e promovendo a interação entre os moradores e os visitantes. Por ser um evento já consolidado, trazemos a inovação e o aperfeiçoamento no que já existe e também porque 97% da população esta concentrada na área urbana do Município. A ideia de realizar na cidade é uma maneira de se apropriar dos espaços públicos, como a praça, e será uma grande mostra, uma feira de negócios”, considera Falk.

O secretário também afirma que “o Pátio serve como um hub para disseminar este grande potencial do nosso Interior, além de divulgar as festas distritais que ocorrem anualmente em cada um dos nove distritos. Muitas vezes, a comunidade não está ciente dessas celebrações, e o evento busca aumentar essa conscientização”.

O evento também celebra a influência da comunidade italiana na região, marcando os 150 anos da migração italiana e a resiliência dos distritos diante das adversidades enfrentadas em decorrência das tragédias climáticas.

“Essa celebração é uma forma de reconhecer a força da comunidade e promover um sentimento de união e superação. O Pátio Rural é um evento multifacetado que não só promove a produção local, mas também valoriza a cultura e as tradições da comunidade, criando um espaço de interação e celebração para todos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte.

O Pátio Rural disponibilizará aos visitantes produtos como: compotas de doces; rapaduras; cocadas; salgadinhos artesanais; cucas e bolos; biscoitos; bolachas; queijos; salame; massas frescas; pães; hortaliças; suculentas; ovos coloniais; risoto; arroz de leite; peixe-frito; bisteca suína na chapa; matambre; cordeiro e mandioca; artesanato em madeira; facas e instrumentos rurais; panelas e grelhas artesanais; artesanato de lã de ovelha; cuias e pertences gaúchos; artesanato em madeiras (geral); artesanato em tricot; Erva-Mate Ximango; vinhos, espumantes e sucos; entre outras opções.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo