CampanhaCongressoEleições 2010Partidos

NOVO CONGRESSO. Previsões até poderão se confirmar. Mas, hoje, são apenas chute

Publiquei na madrugada de sexta-feira NOTA em que repercutia avaliação feita pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), combinada com outras, feitos por consultorias políticas, em que dava conta da possibilidade de o governo (se Dilma Rousseff confirmar a vitória) controlar numericamente a Câmara dos Deputados, através das grandes bancadas a ser eleitas por PT e PMDB.

Bueno, pode até ser verdade. Aliás, tende a ser. No entanto, há quem ache, e tem argumentos para isso, que não passa de um chute – que até pode ser bem dado, mas não iria além disso. Os detalhes estão em reportagem de Carolina Pompeu, da Agência Câmara de Notícias. Confira:

Especialista diz que projeções para bancadas são “chutes”

As previsões de bancadas partidárias não são consenso entre os cientistas políticos. Para o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Jairo Nicolau, por exemplo, as projeções “não têm nenhuma base técnica e não passam de chutes com bom senso”.

Uma comparação entre as projeções feitas em 2006 e o resultado das eleições para a Câmara no mesmo ano apontam que a confirmação das previsões não é regra. Entre as 15 projeções de 2006 da Arko Advice, por exemplo, 10 estavam corretas.

Já no caso do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), sete entre 15 previsões confirmaram-se. “Confira no quadro comparativo abaixo da matéria”.

Votos não ideológicos

Segundo Jairo Nicolau, os eleitores costumam escolher seus candidatos por suas características pessoais, não por seus partidos, o que acaba impedindo uma previsão mais clara sobre aumento ou diminuição das bancadas na Câmara.

“No Brasil, alguém pode votar na Dilma para presidente, por exemplo, e em algum candidato a deputado da oposição porque é da sua igreja. O que conta nessa hora é a religião, a classe econômica ou a região…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo