DE ÚLTIMA HORA. Polarização pode reduzir a abstenção. Mas a preocupação existe
Pela primeira vez em muito tempo, o segundo turno eleitoral está ensanduichado num feriadão. Boa parte dos Estados e Municípios resolveu fazer feriado em 1° de novembro – com a postergação do Dia do Funcionário Público (em 28 de outubro). E daí?
Daí que ninguém sabe, a rigor, que efeito haverá sobre o eleitor, convidado (obrigado) a ir às urnas no domingo, 31. Também é desconhecido quem pode ou não ganhar com isso. Mas há um detalhe que pode levar a uma participação maior, inclusive, que a registrada no primeiro turno: a polarização.
Quem trata de todas essas dúvidas, em reportagem com informações da Agência Estado, é o portal iG. Acompanhe:
“Disputa acirrada pode diminuir abstenção no 2º turno
A polarização acentuada entre as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na reta final da corrida presidencial passou a ser vista pelos dois lados como um fator que poderá contribuir para conter o volume de abstenções no segundo turno. No primeiro turno, 24,6 milhões eleitores não votaram, o equivalente a 18,12% do total de brasileiros aptos. Em números absolutos, a abstenção superou a opção do eleitor pela terceira via de Marina Silva (PV), que recebeu 19,6 milhões de votos.
O PSDB demonstra maior preocupação com a possibilidade de o feriadão prolongado de Finados (2 de novembro) – e que em muitos Estados se somará ao do dia do servidor (28 de outubro) – provocar impacto na campanha. Isso porque, na avaliação dos tucanos, a disputa está empatada e porcentuais mínimos farão a diferença, ainda que as últimas pesquisas de intenção de votos tenham mostrado uma ampliação da vantagem de Dilma.
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, porém, afirma que “não há nenhum sinal vermelho”. “O comportamento da abstenção não é uniforme no País. Num primeiro momento, achamos que essa coincidência de feriados poderá não contaminar de forma desequilibrada as duas campanhas”, disse Guerra..”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.