Eleições 2010Eleições 2012EstadoPartidos

ESTADO. Beto Grill, vice-governador eleito, já projeta a “aproximação das esquerdas” em 2012

Ainda é hora de avaliação do pleito passado, no caso do Rio Grande do Sul. Mesmo que, e praticamente estão ainda envolvidos, se dispute o segundo turno presidencial e que poderá, obviamente, influenciar no futuro próximo da política gaúcha.
Mas não é tarde para conversar com alguém, segundo já declarou o governador eleito Tarso Genro,  do PT,terá participação ativa no governo e não será apenas uma peça de decoração utilizada para vencer a eleição. Trata-se, no caso, do vice-governador eleito Beto Grill, do PSB.

Também por essa circunstância, é importante o material publicado pelo jornal Sul21, contendo entrevista com Grill. Ele fala do passado e do presente. Mas, e isso é interessante, já projeta, no seu ponto de vista, o que poderá acontecer, por exemplo, no próximo confronto eleitoral, em 2012 – quando se renovarão mandatos de prefeitos e vereadores. Vale a pena ler a reportagem assinada por Rachel Duarte. A seguir:

Beto Grill afirma que aproximação das esquerdas é tendência para eleições municipais

Sul21 – Qual a sua avaliação desta eleição para o PSB e para a coligação Unidade Popular pelo Rio Grande?

Beto Grill (BG) – O PSB tanto no âmbito estadual quanto nacional teve resultados muito favoráveis nesta eleição. Aqui no RS, conseguimos triplicar nossa bancada federal e aumentamos mais uma cadeira na Assembleia Legislativa, junto com os dois que nós já tínhamos que conseguimos também manter. Atribuímos este feito a diversas questões. A primeira foi o protagonismo do deputado Beto Albuquerque durante um ano defendendo uma candidatura alternativa para o governo do estado, foi o primeiro fator a alavancar os bons resultados que tivemos. Outro fator, que também levou crescer a nossa nominata foi a aliança que fizemos com o PCdoB na proporcional, que nos possibilitou o nosso partido aumentar o número de deputados estaduais e federais. E a terceira questão é o contexto da aliança majoritária, Unidade Popular pelo Rio Grande, que sintonizou efetivamente com os anseios da população gaúcha. Tanto que pela primeira vez desde que foram instituídos os dois turnos, um candidato se elegeu no primeiro turno. Temos ai o governador eleito Tarso Genro que está pronto para começar um trabalho novo pelo Rio Grande. Então, todos estes fatores nos levaram a atingir este resultado positivo no estado e refletiu em todo o país. Fomos o partido que mais cresceu em percentual no número de deputados federais. Elegemos três governadores e temos a possibilidade de eleger mais três no segundo turno. Mesmo ficando com os números atuais já nos tormos o quinto maior partido no Brasil. E podemos nos tornar o terceiro caso mude o cenário no segundo turno. Então vamos aproveitar esse cenário favorável para nos fortalecer ainda mais para disputar as próximas eleições municipais.

Sul21 – O PSB se igualou ao PT no número de governadores por estado?

BG– O PT elegeu quatro e pode aumentar para sete, assim como o PSDB que também pode aumentar. Mas, dependendo do resultado do segundo turno, eles podem tirar o lugar um dos outros e nós ficarmos com a maioria dos governos estaduais no país. Mas de qualquer maneira, já estamos muito satisfeitos. E a história nos aponta com uma condição muito boa nas próximas disputas eleitorais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo